Alimentação

Como fazer maria-mole de diferentes formas

Para fazer a receita de maria-mole tradicional (ou de gelatina), basta ter gelatina incolor, água, açúcar refinado e coco ralado
Para fazer a receita de maria-mole tradicional (ou de gelatina), basta ter gelatina incolor, água, açúcar refinado e coco ralado

Dos criadores de pé de moleque, baba de moça e teta de nega, a maria-mole é um doce tipicamente brasileiro, feito com açúcar, gelatina incolor e coco ralado. Ela também é conhecida popularmente como o "marshmallow brasileiro" devido à sua consistência mole e esponjosa, parecida com a do doce americano. Mas, apesar de ser consumida em festas nacionais populares, como a festa junina, ou em festas infantis, a maria-mole pode ser facilmente preparada em casa. Quer saber como? Dá uma olhada nas dicas!

Receitas de maria-mole: aprenda como fazer o doce de diferentes formas

1. Maria-mole tradicional (ou maria-mole de gelatina)

Para fazer a tradicional receita de maria-mole, basta ter um pouco de gelatina incolor, água, açúcar refinado e coco ralado!

Você vai precisar de: 1 pacote de gelatina incolor e sem sabor (12 g), 2 xícaras de água em temperatura ambiente, 2 xícaras (chá) de açúcar refinado (240 g) e 1 xícara e 1/2 (chá) de coco ralado desidratado.

Comece hidratando a gelatina incolor com 5 colheres (sopa) de água fria (quantidade suficiente para 1 pacote de 12 g) misturando bem com uma colher. Quando a gelatina tiver absorvido todo o líquido, coloque-a em uma batedeira e reserve.

Em uma panela, acrescente a água e o açúcar e mexa devagar a fogo baixo até que todo o açúcar esteja dissolvido. Transfira a calda rala para a batedeira com a gelatina hidratada, mexa com uma espátula até dissolver a gelatina e bata por 15 a 20 minutos em potência média.

Quando a textura estiver em ponto de glacê, coloque-a em um saco de confeiteiro com bico de pitanga (usado para fazer acabamentos) e distribua em uma assadeira polvilhada com 1 xícara de coco ralado. Polvilhe o restante do coco sobre a maria-mole e deixe esfriar completamente para servir.

Dica: Para fazer maria-mole de morango, uva, limão ou qualquer outro sabor, basta trocar a gelatina incolor e sem sabor, por uma gelatina de frutas.

2. Maria-mole de caixinha

Ainda mais prática e tão saborosa quanto a primeira, a receita de maria-mole de caixinha é uma verdadeira mão na roda para incrementar o lanche da criançada!

Você vai precisar de: 1 pacote de maria-mole de caixinha, 200-250 ml de água fervente (siga a quantidade indicada na caixinha), 1 xícara de açúcar refinado, óleo para untar e coco ralado desidratado a gosto para polvilhar.

Para preparar, misture o conteúdo da caixinha com água fervente e mexa até dissolver por completo. Coloque a mistura em uma batedeira, acrescente o açúcar e bata em velocidade máxima por cerca de 15 a 20 minutos ou até atingir a consistência de glacê. Despeje em uma forma untada com óleo, leve à geladeira por pelo menos 1 hora e, quando estiver firme, corte a maria-mole em cubinhos. Para finalizar, polvilhe o coco ralado.

3. Maria-mole de liquidificador

Você sabia que também é possível fazer uma deliciosa maria-mole de liquidificador? Dá uma olhada no passo a passo!

Você vai precisar de: 1 pacote de gelatina incolor e sem sabor, 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, óleo para untar e coco ralado desidratado a gosto para polvilhar.

Primeiro, hidrate a gelatina incolor com 5 colheres (sopa) de água fria até dissolver o pozinho por completo. Depois, leve ao micro-ondas por 20 segundos e misture bem (ou aqueça em banho-maria). Coloque o resultado no liquidificador, acrescente o leite condensado e o leite de coco e bata por 5 minutos.

Para finalizar, despeje a mistura em um recipiente untado com óleo e leve à geladeira por pelo menos 3 horas (ou até que a maria-mole esteja firme). Desenforme cuidadosamente e, com a ajuda de uma faca levemente untada com óleo, corte o doce em cubinhos e polvilhe o coco ralado por cima.

Matérias: Alimentação

Ver mais