Alimentação

Como fazer macarrão integral? Aprenda a deixá-lo ainda mais gostoso

Para dar mais sabor ao macarrão integral, prepare um delicioso molho vermelho e incremente-o com folhas de manjericão por cima
Para dar mais sabor ao macarrão integral, prepare um delicioso molho vermelho e incremente-o com folhas de manjericão por cima

As massas integrais vêm cada vez mais caindo no gosto popular. Além de serem bem mais nutritivas que as tradicionais, elas são um clássico exemplo de como é possível ser saudável sem gastar muito dinheiro, derrubando o mito de que para ter uma boa alimentação os custos devem pesar muito mais no bolso. Mesmo assim, de nada adianta trocar a massa tradicional pela integral e não saber como prepará-la da forma certa. Por isso, nós separamos algumas dicas como fazer macarrão integral e deixá-lo ainda mais gostoso. Dá uma olhada!

Macarrão integral pode ser muito mais gostoso se for preparado com 3 ingredientes especiais

Preparar o macarrão integral leva um pouco mais tempo do que a massa comum. Você vai precisar cozinhá-lo em água fervente com uma pitada de sal (cerca de 1 litro de água para 250 g de massa) por mais ou menos 10 minutos até alcançar o ponto 'al dente' (ou seja, nem muito mole e nem dura demais).

Mas o truque mesmo vem depois da preparação da massa. Quando o macarrão estiver pronto, escorra a água utilizada, passe a massa para um refratário e utilize a panela anterior para refogar 3 ingredientes que deixarão o seu macarrão muito mais apetitoso: alho, cebola e pimenta-do-reino.

Basta colocar uma boa quantidade de azeite na panela (mais ou menos 1 colher de sopa e meia), ligar o fogo baixo e acrescentar de 2 a 3 dentes de alho bem picadinhos + ½ cebola ralada. Quando os ingredientes estiverem dourados, desligue o fogo e adicione pimenta-do-reino ralada a gosto. Por fim, coloque o macarrão nessa mistura e mexa bem até que todos os ingredientes se incorporem. Viu como 3 ingredientes podem fazer toda a diferença?

Dica: Para deixar ainda mais gostoso, sirva com um pouco de queijo ralado por cima!

Obs.: O tempo de preparo de alguns tipos de massas (principalmente as do tipo caseiras) pode variar. Por isso, não se esqueça de dar uma lida no rótulo das embalagens para não errar.

Prepare molhos deliciosos para incrementar o seu macarrão integral

Pode ser o clássico molho bechamel ou uma variedade imensa de molhos versáteis que costumam combinar com qualquer tipo de massa, como ao sugo, à bolonhesa e quatro queijos. Tudo o que você precisa é de alguns ingredientes base (como o molho de tomate, que serve tanto para o sugo quanto para o bolonhesa) e um pouquinho de criatividade.

Você pode incrementar os molhos vermelhos com folhas de manjericão ou o quatro queijos com um pouco de noz-moscada. Mas se o seu objetivo for poupar tempo na cozinha, basta comprar um molho pronto no supermercado e acrescentar páprica e misto de ervas e outros temperos de sua preferência - fica igualmente delicioso.

Matérias: Alimentação

Ver mais