Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer faxina na cozinha: por onde começar e quais itens não podem ficar de fora
Meu Lar 22/05/2020

Como fazer faxina na cozinha: por onde começar e quais itens não podem ficar de fora

Para a muita gente, apenas o ato pensar em fazer uma boa faxina na cozinha é suficiente para bater aquele desânimo! São tantos cantinhos, objetos, móveis e afins, que parece que a limpeza vai durar uma eternidade. E foi justamente pensando nisso que nós preparamos um guia simples de como fazer faxina na cozinha e quais são as partes do cômodo que não podem ficar de fora. Confira!

Por onde devo começar a limpeza da cozinha?

Saber por onde começar a faxina da cozinha é uma dúvida frequente entre as pessoas que não têm o hábito de limpar o cômodo. Mas se você costuma cozinhar, provavelmente já reparou na pilha de louças que se acumula ao longo do dia e nas gotículas de gordura impregnadas no armário. Que tal então começar a limpeza da cozinha eliminando estes dois itens da lista?

Para fazer isso de forma ágil, lave a louça primeiro – separando todas guarnições que já estiverem limpas – e passe um desengordurante na bancada. Depois, com uma solução de detergente e água + o lado macio de uma esponja, limpe toda a parte interna dos armários de cozinha, incluindo prateleiras e gavetas. Basta separar os itens do armário em algum cantinho do cômodo, fazer a limpeza com detergente e, logo em seguida, remover o excesso de produto com um pano umedecido de álcool líquido. Para finalizar, passe um paninho seco e guarde todos os itens novamente.

Para lidar com a parte externa do armário, você pode usar um limpador multiuso ou aplicar a mesma esponjinha com detergente. Depois é só passar um pano seco e prontinho!

Faça uma limpeza pesada da geladeira

Não tem jeito: fazer uma faxina completa na cozinha também é sinônimo de limpar a geladeira por completo – mesmo que isso desencadeie um desânimo ainda maior em algumas pessoas. Para deixar a tarefa menos complicada, nós preparamos um passo a passo. Dá uma olhadinha:

Primeiro, você deve retirar todos os alimentos de dentro da geladeira (se acabar demorando muito tempo, coloque-os dentro de um compartimento com gelo ou de uma caixa térmica, assim os alimentos não estragam durante o processo de limpeza).

Depois, desligue a geladeira da tomada e retire todas as partes removíveis (isto é, prateleiras, gavetas, grades e qualquer outro item a mais). Em seguida, lave a parte interna do eletrodoméstico com esponja e detergente, limpe as partes removíveis com o mesmo produto e seque tudo com um pano limpo.

Para limpar a parte de fora da geladeira, a dica é misturar bicarbonato de sódio com detergente neutro e passar a solução com um pano umedecido ou o lado macio da mesma esponja utilizada anteriormente. Por fim, é só secar com um paninho, encaixar as partes removíveis e guardar os alimentos.

Deixe o fogão brilhando com detergente e desengordurantes

Agora sim: pode respirar que está acabando! Você já lavou a louça, limpou a bancada, desengordurou os armários e fez uma boa limpeza na geladeira. Só falta lavar o fogão e as partes comuns da cozinha!

Para deixar o fogão brilhando, retire todas as grades, grelhas e bocas do aparelho (depois que ele estiver desligado da tomada). Deixe as peças de molho em um recipiente com água quente e detergente neutro e reserve.

Depois, tire a sujeira das partes fixas do fogão. Use algum produto específico para dissolver gorduras e esfregue a área com uma esponja. Por fim, utilize um pano seco para remover o excesso de produto por todas as partes do fogão (incluindo as peças móveis) e encaixe-as novamente.

Para limpar o piso da cozinha, use detergente neutro, desinfetante e vinagre

Chegamos na última etapa da faxina na cozinha! Agora você só precisa limpar o piso com uma solução de detergente neutro, desinfetante com cloro e água. Basta misturar todos os produtos e esfregar o chão com uma vassoura de cerdas mistas (assim você não corre o risco de arranhar o piso).

Depois é só passar um pano limpo umedecido com vinagre branco por toda a extensão do piso, retirar o excesso com um pano seco e passar um limpador perfumado.

Veja mais