Alimentação

Como fazer doce de leite coalhado

A receita de doce de leite coalhado é feita basicamente com leite, açúcar, limão (ou vinagre), canela e cravo, resultando em uma sobremesa bem prática, saborosa e econômica
A receita de doce de leite coalhado é feita basicamente com leite, açúcar, limão (ou vinagre), canela e cravo, resultando em uma sobremesa bem prática, saborosa e econômica

Existem sobremesas que têm gostinho de casa de vó, não é mesmo? O doce de leite talhado (ou coalhado), em especial, é um ótimo exemplo - consiste basicamente em um doce feito com leite, açúcar e vinagre (ou limão) que, após cozido, fica com um aspecto bem talhado. Também chamado de ambrosia, doce de leite azedo e até mesmo de cachorrada - dependendo da região do Brasil -, esse doce é bem fácil de preparar e ainda pode ser incrementado com algumas especiarias, como cravo e canela. Aqui, nós separamos dicas certeiras de como fazer doce de leite coalhado usando os melhores ingredientes.

Como fazer doce de leite coalhado de forma simples?

Ótimo para incrementar o cardápio de festas de São João, o doce de leite talhado é uma sobremesa bem simples e barata de fazer - demanda poucos ingredientes e cozinha rapidamente. Para dar o sabor azedo característico do doce, geralmente utiliza-se sumo de limão (que deixa um gosto mais forte da fruta) ou o vinagre. Ambas as versões ficam bem saborosas, fica por sua conta escolher!

Você vai precisar de: 1 litro de leite, 12 colheres de sopa de açúcar refinado, 1 pau de canela, 5 cravos-da-índia e sumo de 1 limão coado.

Para começar, coloque o pau de canela, os cravos e o açúcar em uma panela. Deixe no fogo médio/baixo, mexendo sempre com uma colher de pau. Espere o açúcar atingir uma cor de marrom médio e, então, adicione o leite. Diminua o fogo para a potência mínima e mexa por 1 minuto (para que o açúcar derreta bem). Em seguida, adicione o sumo de 1 limão coado e misture um pouco. A partir daí, o leite começa a talhar e a cozinhar bem. Misture por uns 2 minutos, coloque o fogo no médio e deixe a panela semitampada inicialmente.

Passados uns 15 minutos, destampe e mexa um pouco, para evitar que o doce queime. Mantenha a panela destampada e fique de olho no preparo. O ideal é que você tire o doce do fogo quando a água estiver praticamente seca (apenas com um pouco de calda). Lembre-se de ir mexendo de vez em quando para não queimar, ok? Para finalizar, tire a canela, os cravos, coloque o doce de leite talhado em um pote de vidro (que pode ser reaproveitado) e prontinho!

Obs.: Vale destacar que a receita de ambrosia, embora seja bem semelhante à de doce de leite talhado, costuma levar ovos em seu preparo, o que concede uma textura diferenciada. 

Matérias: Alimentação

Ver mais