Alimentação

Como fazer cupcake: as dicas para sempre deixar o bolinho delicioso

Para fazer cupcake de chocolate, você pode fazer uma massa bem fofinha e apostar na cobertura de ganache de chocolate
Para fazer cupcake de chocolate, você pode fazer uma massa bem fofinha e apostar na cobertura de ganache de chocolate

Para incrementar o cardápio de doces em festas e eventos, muita gente gosta de apostar em diferentes sabores de cupcakes - pequenos bolos que podem ser enfeitados com glacê, brigadeiro, doce de leite, chocolate granulado e diferentes ingredientes. Quer aprender a fazer cupcake de forma simples? Aqui, nós separamos dicas de como deixar esse bolinho sempre saboroso. Confira!

Aprenda uma receita base de cupcake

Para preparar uma massa de cupcake bem fofinha e saborosa, a primeira dica é atentar às proporções dos ingredientes (que devem ser equilibradas) e também usar coberturas que combinem com o sabor do bolinho. Cupcakes de cenoura, por exemplo, combinam superbem com caldas de brigadeiro. Para te guiar durante o preparo, nós separamos uma receita base.

Você vai precisar de: 3 ovos, 2 copos americanos de farinha de trigo peneirada, 1 ½ copo americano de açúcar, 1 xícara de leite, ¾ de copo americano de manteiga, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de sopa de fermento em pó.

Para preparar, comece batendo o açúcar e a manteiga com a ajuda de uma batedeira. Em seguida, acrescente os ovos e bata mais uma vez. Adicione a farinha peneirada, bata novamente, coloque a essência de baunilha, misture mais devagar e, então acrescente o leite aos poucos e vá mexendo. No final, acrescente o fermento em pó e bata para misturar bem. Despeje a massa em forminhas de cupcake e coloque para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 25 minutos (ou até que o palito saia limpo depois de espetado na massa).

Obs.: Seguindo a receita base, você consegue preparar cupcakes de diferentes sabores, sabia? Caso a ideia seja preparar bolinhos de chocolate, por exemplo, troque a essência de baunilha por chocolate em pó. Para fazer cupcakes de cenoura, por outro lado, use 3 cenouras médias picadas no lugar da essência de baunilha. Você também pode usar suco de limão, de laranja ou até mesmo paçoca para criar versões variadas e saborosas do bolinho. Fica a dica!

É necessário usar assadeira para cupcake?

Algumas pessoas ficam na dúvida se é necessário (ou não) usar uma assadeira específica para cupcakes na hora de levar ao forno. A verdade é que, apesar de ser possível assar os bolinhos apenas em forminhas de papel (ou em formas de empadas, de repente), o mais indicado é usar uma assadeira para que os bolinhos fiquem mais firmes e bonitos. Existem formas de teflon ou alumínio que vêm com 12 ou até 24 espaços para despejar a massa de cupcake. Vale a pena investir em uma delas!

Use sacos de confeitar para aplicar diferentes coberturas

Outra dica interessante para quem quer fazer cupcakes bonitos e saborosos é usar sacos de confeitar para colocar a cobertura - que pode ser brigadeiro, doce de leite, chantilly, ganache de chocolate ou merengue suíço (feito com claras de ovos e açúcar). Com o saco de confeitar, você consegue fazer arranjos interessantes (formatos de pétalas, por exemplo) e, assim, enfeitar melhor a parte de cima do cupcake. Você também pode usar raspas de limão, laranja, granulados de chocolate, bombons, biscoitos (como lâminas de wafer para espetar no bolinho), paçoca moída, morango, cereja, açúcar de confeiteiro, entre outros ingredientes que permitem combinações saborosas de cobertura.

Matérias: Alimentação

Ver mais