Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 07/01/2021

Como fazer chá mate gelado e quente para curtir a bebida em qualquer clima

Você sabia que o chá mate gelado é praticamente um patrimônio cultural carioca? Essa bebida é bem refrescante, saudável e pode ser a salvação para o calor num dia de praia. Ao mesmo tempo, também é possível consumir o chá mate quente (logo depois de pronto) para aumentar a energia do corpo! Aqui, nós preparamos uma matéria ensinando a preparar a versão refrescante (que pode ser incrementada com sucos de frutas) e a quente – para tomar tanto no verão quanto no inverno. Vale a pena dar uma olhada!

Como fazer chá mate gelado?

Para fazer um chá mate gelado saboroso e ainda mais refrescante, a nossa dica é apostar na tradicional mistura com suco de limão e ainda servir com umas pedras de gelo. Por ser bem nutritiva e conter cafeína, a erva mate também ajuda a deixar o corpo mais desperto e hidratado – ou seja, a bebida é ótima para dar mais energia nos dias quentes de verão.

Você vai precisar de: 1 litro de água, 3 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa cheias de chá mate, suco de 2 limões (opcional), gelo a gosto.

Primeiro, coloque a água em uma panela e leve para ferver. Quando começar a formar bolhas pequenas, adicione o açúcar e misture com uma colher. Em seguida, adicione o chá mate e misture novamente. Tampe a panela e, quando começar a ferver bem, marque 3 minutos. Depois apague o fogo, espere a bebida esfriar e, então, transfira tudo para uma jarra, usando um coador. Se você quiser dar um toque a mais de sabor, adicione o suco dos 2 limões e misture na jarra. Depois, sirva nos copos com gelo a gosto. Caso você queira deixar o chá mate mais doce, também pode acrescentar um pouco mais de açúcar na hora de beber. Fica por sua conta!

Como fazer chá mate quente?

Caso você queira uma bebida para os dias mais frios, uma boa sugestão é apostar no chá mate quente. Além de aquecer o corpo, esse tipo de chá é ótimo para tomar durante o trabalho, pois deixa a mente mais focada e disposta para encarar a rotina. A melhor parte é que essa bebida é muito rápida e simples de fazer!

Você vai precisar de: 300 ml de água, 1 sachê de chá mate Qualitá (tostada, sabor limão, pêssego ou até laranja), açúcar a gosto (opcional).

Para preparar, basta colocar a água para ferver em uma panela ou leiteira. Quando começar a borbulhar, apague o fogo e transfira a água para uma xícara. Insira o saché de chá mate Qualitá no recipiente e deixe em infusão na água por pelo menos 2 minutos. Depois, é só tirar e beber o chá ainda quente. Você também pode adicionar um pouco de açúcar a gosto, caso prefira uma bebida mais adocicada. Vale a pena experimentar!

Veja mais