Alimentação

Como fazer cebola caramelizada? A receita fácil que vai mudar a sua vida na cozinha

Para  fazer cebola caramelizada , o ideal é refogar fatias médias/grossas na manteiga por alguns minutos e, depois, adicionar açúcar mascavo para dar mais sabor e acelerar o processo de caramelização
Para fazer cebola caramelizada , o ideal é refogar fatias médias/grossas na manteiga por alguns minutos e, depois, adicionar açúcar mascavo para dar mais sabor e acelerar o processo de caramelização

Ótima para incrementar hambúrgueres e diferentes sanduíches, a cebola caramelizada é uma receita feita geralmente com açúcar e molho shoyu ou inglês - gerando uma mistura levemente adocicada de cor castanha. Embora seja de origem francesa, esse modo de preparo faz bastante sucesso no Brasil - é muito usado para servir com bifes e até mesmo com torradas, molhos e tortas. Vale destacar, ainda, que esse tipo de cebola pode ser preparada em diferentes versões - algumas são feitas apenas com manteiga e temperos (nesse caso, o tempo maior de cozimento permite que a cebola caramelize), outras são incrementadas com mel, melado, barbecue e até vinagre. Aqui, nós separamos uma receita de cebola caramelizada bem simples e rápida de fazer. Dá uma olhada!

Como fazer cebola caramelizada?

Antes de tudo, é importante destacar que é possível fazer cebola caramelizada de diferentes formas - algumas pessoas preferem usar apenas manteiga e ter paciência no processo de cozimento para que ocorra a caramelização. No entanto, usar açúcar mascavo - que concede um sabor doce mais natural (diferente dos outros tipos de açúcar, que deixam um sabor mais artificial e criam um aspecto semelhante ao da geleia) também é uma excelente alternativa. Aqui, nós separamos uma versão açucarada que fica de dar água na boca. Confira o passo a passo:

Você vai precisar de: 1 cebola média, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de chá rasa de açúcar mascavo.

Para começar, você deve descascar e cortar a cebola de forma correta: corte-a em forma de meia lua em uma espessura média/grande (cerca de 0,5 cm). Caso as fatias fiquem muito finas, elas tendem a encolher demais durante o cozimento. Então fique atento com esse aspecto, ok? Coloque a manteiga em uma frigideira antiaderente e deixe no fogo médio/baixo até que ela derreta e esquente um pouco. Em seguida, adicione a cebola e deixe refogar, sem parar de mexer, por cerca de 12 minutos - até que ela comece a soltar uma aguinha (que contém açúcares), fique mole e transparente. Quando a cebola começar a dourar em alguns pontos, adicione o açúcar mascavo, cobrindo todas as fatias. Em seguida, abaixe bem o fogo para evitar que o açúcar queime. Mexa por mais alguns minutos, até que o açúcar derreta e fique na consistência que você deseja. Essa receita é bem rápida e fica de dar água na boca!

Prepare cebola caramelizada sem açúcar

Caso você não tenha açúcar mascavo em casa, também é possível fazer a receita de forma mais simples (apenas com a cebola e a manteiga). Nesse caso, no entanto, o prato costuma demorar mais tempo para ficar pronto. Aqui, uma boa dica é cortar a cebola em fatias mais grossas (porque ela vai ficar mais tempo no fogo e tende a encolher mais). Comece derretendo a manteiga, despeje a cebola fatiada e siga mexendo em fogo médio/baixo por uns 15 minutos (até que ela solte o líquido, fique mole e transparente). Nesse processo, a panela começa a ficar escura e a caramelização ocorre naturalmente, por conta dos açúcares da cebola. Mexa por mais 20/25 minutos, no fogo baixo, até que a cebola fique mais escura. O sabor, embora não leve açúcar, também fica adocicado e delicioso. Fica a dica!

Matérias: Alimentação

Ver mais