Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer camarão frito, na moranga, empanado e ao alho e óleo
Guia Culinário 15/07/2020

Como fazer camarão frito, na moranga, empanado e ao alho e óleo

Se você faz parte do time que ama frutos do mar, é bem possível que adore preparar receitas com camarão. Afinal, ele é um crustáceo muito saboroso e que pode ser usado em diferentes pratos (desde massas, risotos até molhos e moquecas). Você só precisa usar os temperos certos e prestar atenção no passo a passo do seu preparo. Quer aprender a fazer pratos diferentes com esse fruto do mar? Aqui, nós separamos dicas sobre como fazer camarão frito, na moranga, empanado e ao alho e óleo. Confira!

Como limpar camarão?

A primeira coisa que você precisa fazer antes de iniciar o preparo é limpar bem o camarão. Caso o objetivo seja fazer uma limpeza completa, comece removendo a cabeça e o rabo com uma faca. Em seguida, faça o mesmo com as patinhas e remova a casca com os dedos. Depois, use uma faca pequena para fazer um corte no dorso do camarão e, então, remover a tripa preta que fica dentro. Vale destacar, no entanto, que você já pode comprar o camarão devidamente limpo. Algumas pessoas também costumam comer as partes do fruto do mar que geralmente são descartadas (como a cabeça e o rabo). Fica por sua conta!

Camarão frito pode ser temperado com limão, sal e pimenta e preparado no azeite

Para preparar uma receita de camarão frito bem saborosa, a principal dica é apostar nos temperos certos. Após realizar a limpeza do fruto do mar, esprema ½ limão, coloque sal, pimenta-do-reino e deixe marinando por alguns minutos. Depois, aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e, então, jogue os camarões. Tampe a panela por 10 minutos, depois abra, misture e deixe fritar até que ele fique dourado. Para preparar essa receita, uma boa dica é usar 1 kg de camarão pequeno.

Camarão na moranga é uma receita típica paulista que consiste em um creme de camarão bem temperado servido dentro da moranga

Prato típico da culinária paulista, o camarão na moranga foi criado na Ilha de Anchieta, localizada na cidade de Ubatuba. Além de saborosa, essa receita é considerada mais refinada – afinal, o fruto do mar é servido dentro de uma moranga (fruto pertencente à família da abóbora). Uma boa dica é fazer esse prato em ocasiões mais especiais.

Para preparar essa receita, você vai precisar de uma moranga média ou grande. Comece fazendo uma abertura circular na parte de cima do fruto e retire as sementes que ficam dentro. Esfregue uma pastinha de alho, sal e cebola dentro da moranga e, depois, enrole-a em um papel alumínio e coloque para assar no forno preaquecido a 180°C por 40 minutos.

Durante esse tempo, pegue 1 kg de camarão médio (já devidamente limpo) e tempere com ½ limão, sal e alho espremido a gosto. Em uma panela, coloque um pouco de azeite, 1 cebola picada e refogue por uns minutos. Depois, adicione o camarão e mexa por cerca de 5 minutos (até que ele fique dourado). Em seguida, acrescente 3 tomates picados, sem sementes e misture mais um pouco. Você também pode colocar pimenta-do-reino a gosto, um pouco mais de sal e outros temperos de sua preferência. Por fim, acrescente uma lata de creme de leite, 3 colheres de requeijão cremoso e misture mais um pouco – o resultado é um creme de camarão delicioso. Na hora de servir, jogue o camarão dentro da moranga e prontinho!

Camarão empanado pode ser enrolado na farinha de trigo, de rosca, frito em óleo que e servido com um molhinho

Que tal preparar um aperitivo bem saboroso para receber os amigos em casa? O camarão empanado é um dos petiscos que mais faz sucesso e também é mais simples de fazer do que parece. A principal dica para que o camarão fique crocante é usar farinha de trigo e de rosca – assim, você faz um empanado mais saboroso.

Pegue 500 g de camarão médio já limpo, tempere com ½ limão, sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe marinando por 20 minutos. Depois, coloque a farinha de trigo em um pote, 1 ovo batido em uma tigela separada e a farinha de rosca em outro recipiente. Comece passando o camarão no trigo, depois no ovo e, em seguida, na farinha de rosca. Por fim, basta fritar no óleo quente e servir com o molho de sua preferência – molho rosé, de queijo ou maionese temperada, por exemplo.

Obs.: Você também pode usar a farinha para empanar tipo panko ou a mistura para empanar à milanesa Qualitá, que vem temperada e dispensa o uso do ovo. As duas farinhas são bem práticas (pois já vêm prontas), saborosas e deixam o empanado bem crocante.

Camarão ao alho e óleo é funciona como ótimo acompanhamento para o almoço

Caso o objetivo seja preparar um acompanhamento de frutos do mar bem simples, a nossa sugestão é dar uma chance para o camarão ao alho e óleo. Para fazer essa receita, separe 1 kg de camarão médio já limpo, 5 dentes de alho picados e um pouco de óleo. Em uma frigideira, frite bem o alho no óleo e reserve. Em uma panela com tampa, jogue os camarões, adicione sal, pimenta-do-reino a gosto e espere até que eles fiquem dourados. Depois, coloque os camarões em um refratário e jogue o alho por cima. Sirva como acompanhamento no almoço que não tem erro!

Obs.: Além das alternativas que listamos acima, existem outros pratos com o fruto do mar que também ficam deliciosos. O camarão ao molho branco, por exemplo, é uma opção mais refinada e é ótimo para incrementar massas. Você também pode preparar estrogonofe de camarão ou até mesmo pastéis e receitas de refogados com o fruto do mar. Fica uma delícia!