Alimentação

Como fazer calda de laranja para bolo? Veja receitas deliciosas

A calda de laranja para bolo combina com massas brancas, mas também serve muito bem com um bolo de chocolate
A calda de laranja para bolo combina com massas brancas, mas também serve muito bem com um bolo de chocolate

Os bolos já são os queridinhos das amantes de sobremesas, mas sabe aquele bolo de massa branca com calda de laranja por cima? Hmmm… É difícil resistir! As opções de como fazer calda de laranja para bolo são variadas, e por isso nós selecionamos três receitas para te auxiliar com o preparo desse complemento da confeitaria. Veja cada uma delas, cumpra o passo a passo e aproveite essa doçura!

O que combina com calda de laranja?

A laranja é um alimento muito versátil e bem aproveitado para variados tipos de processos culinários. Na confeitaria, o suco da fruta pode ser usado no preparo de bolos e caldas para cobertura. Massas brancas como baunilha, laranja e limão combinam muito bem com a calda de laranja, mas o bolo de chocolate também pode receber a cobertura, e fica uma delícia!

Em todas as receitas, opte por versões mais adocicadas da fruta, como a laranja bahia ou a pera, para evitar um gosto amargo ou azedo na sua calda.

1. Calda de laranja simples

Este é o exemplo mais simples e prático da calda de laranja. A receita não leva nem 10 minutos, mas garante um sabor especial a mais em seu bolo! Antes de começar, separe os ingredientes para facilitar o processo.

Você vai precisar de: 1 xícara de chá de suco de laranja e 1/3 de xícara de chá de açúcar.

Comece depositando os dois ingredientes juntos em uma panela. Deixe em fogo médio até o açúcar derreter. Quando a mistura começar a ferver, mexa por 3 minutos e desligue em seguida. Despeje cuidadosamente em cima do bolo. Se quiser que o sabor da calda preencha mais o doce, faça alguns furinhos na massa antes de distribuir a mistura.

2. Calda de laranja light

Boa opção para quem não resiste a um doce, mas quer evitar o consumo excessivo de açúcar. A versão light da calda de laranja é tão gostosa quanto a tradicional. Você nem percebe a diferença!

Você vai precisar de: 2 xícaras de chá de suco de laranja, 1/4 de xícara de chá de açúcar refinado light e 1 colher de sopa de creme vegetal com sal.

Para começar, derreta o creme vegetal e o açúcar em uma panela preaquecida. Depois, junte o suco de laranja aos ingredientes na panela. Misture tudo até ficar uniforme. Quando a calda reduzir pela metade, você pode retirar do fogo. A mesma técnica dos furinhos no bolo se aplica nesta receita para a hora de distribuir a mistura!

3. Calda de laranja tipo casquinha

Uma receita ligeiramente mais trabalhosa (mas ainda assim bem fácil) para dar aquele "tcham" no seu bolo! A calda de laranja do tipo casquinha endurece depois que o bolo esfria, mas a textura e o sabor são incríveis!

Você vai precisar de: 2 xícaras de chá de açúcar, 3 colheres de sopa de suco de laranja, 3 colheres de sopa de suco de limão e 2 colheres de sopa de amido de milho.

O primeiro passo é bater o açúcar com o amido de milho no liquidificador. Em seguida, misture bem todos os ingredientes. Por fim, distribua a calda por cima do bolo com cautela para que a casquinha fique bem bonita e uniforme.

Caso queira evitar o uso do liquidificador e também realizar um trabalho mais prático, você pode substituir o açúcar tradicional e o amido de milho por 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro. O resultado é o mesmo!

Matérias: Alimentação

Ver mais