Alimentação

Como fazer bolo vulcão? As dicas para não errar no preparo desse tipo de receita

Você pode fazer um bolo vulcão temático com bastante cobertura para celebrar a Páscoa
Você pode fazer um bolo vulcão temático com bastante cobertura para celebrar a Páscoa

Não tem como resistir a um bolo fofinho com bastante cobertura, não é mesmo? Se você faz parte do time que ama esse tipo de receita, não pode deixar de experimentar o bolo vulcão, que se diferencia por ter uma quantidade maior de calda - que pode ser de brigadeiro, ganache, creme de avelã, mousse de limão ou a que você preferir. Quando o primeiro pedaço é cortado, a cobertura escorre como se fosse lava (daí, o nome "vulcão"), criando um efeito de dar água na boca! Para que você se anime a fazer receitas desse tipo, nós preparamos dicas de como fazer bolo vulcão sem cometer erros. Confira!

Como fazer bolo vulcão?

Para fazer um bolo vulcão macio e ao mesmo tempo firme, é muito importante ter atenção às proporções da receita e se certificar de que todos os ingredientes estão dentro da validade. Caso o óleo esteja um pouco passado, por exemplo, a massa pode ficar com gosto ruim e pouco firme. Além disso, para fazer a receita tradicional você precisa usar uma forma com furo no meio (pois o excesso de cobertura fica concentrado no buraco central do bolo).

Lembre-se que, como você vai colocar bastante calda, é importante que a massa fique bem assada, mas fofinha. Para isso, coloque-a para assar sempre em forno preaquecido (na temperatura indicada na receita) e evite abrir a porta do aparelho enquanto o bolo estiver assando (principalmente nos primeiros 30 minutos), senão corre o risco de a massa ficar solada. Seguindo essas dicas, não tem erro!

Espere o bolo esfriar para desenformar

Quando o bolo estiver pronto, também é necessário tomar alguns cuidados para desenformar da forma certa. Para isso, o ideal é passar uma faca ou espátula nos cantos - para soltar levemente a massa da assadeira - e desenformar apenas quando o bolo estiver morno ou frio. Assim, você evita que ele parta ou rache sem querer. Para que o bolo vulcão dê certo, é importante que a massa não esteja quebrada!

Capriche na cobertura

A principal dica para que o doce fique dos deuses é caprichar bastante na cobertura para bolo vulcão. Depois de virar a massa em uma travessa ou prato, jogue a calda - que deve ser preferencialmente mais líquida, como brigadeiro mole ou ganache em ponto inicial (mais molinha). Inicialmente, coloque apenas calda suficiente para cobrir o bolo, o que deixará a massa bem molhadinha.

Adicione mais calda apenas na hora de servir

Para que a massa não absorva toda a calda e o efeito "vulcão" fique mais bonito, a nossa dica é deixar para colocar a cobertura extra apenas na hora de servir. Neste caso, você deve colocar calda o suficiente para preencher todo o furo do meio do bolo e também caprichar mais na parte de fora, para que as laterais da massa fiquem com uma camada extra. Jogue granulados ou açúcar de confeiteiro por cima que fica perfeito!

Você pode fazer bolo vulcão em datas especiais

Por ser uma receita mais refinada, o bolo vulcão tem tudo a ver com datas mais especiais. Por isso, a nossa dica é preparar essa sobremesa para servir na Páscoa, no Natal, no Réveillon e em outros momentos importantes para você fazendo decorações temáticas de acordo com a ocasião. Para celebrar a festa de São João, por exemplo, você pode fazer um bolo vulcão de cenoura com ganache e ainda cobrir granulados de chocolate ou até mesmo paçoca moída. Para a Páscoa, faça um bolo de chocolate com brigadeiro branco mole e enfeite com pedaços de ovos de chocolate. Fica de dar água na boca!

Matérias: Alimentação

Ver mais