Alimentação

Como fazer biscoito de polvilho frito e assado com poucos ingredientes

Para fazer biscoito de polvilho de forma simples, você pode usar apenas 5 ingredientes: polvilho (doce ou azedo), ovos, água, óleo e sal
Para fazer biscoito de polvilho de forma simples, você pode usar apenas 5 ingredientes: polvilho (doce ou azedo), ovos, água, óleo e sal

Leve, crocante, saudável e saboroso: o biscoito de polvilho (seja doce ou salgado) faz bastante sucesso no Brasil e, para quem não sabe, é um dos snacks mais fáceis de preparar em casa. Feito basicamente com fécula de mandioca (polvilho), ovos, óleo, água, sal ou açúcar (dependendo do sabor desejado), esse lanche é bem simples e fica pronto em poucos minutos. Para te ajudar, nós separamos dicas de como fazer biscoito de polvilho frito e assado para servir no lanche. Vale a pena conferir!

Como fazer biscoito de polvilho?

Antes de iniciar o preparo, é importante definir o sabor de biscoito que você deseja - se é polvilho doce ou salgado. Dependendo da escolha, será necessário recorrer a um tipo de fécula de mandioca específico: polvilho azedo ou doce. Além disso, você também pode escolher se prefere fritar ou assar o biscoito e até mesmo se quer incrementar a receita (adicionar queijo, por exemplo). Aqui, nós separamos duas opções feitas no forno ou frita no óleo. Basta escolher!

Biscoito de polvilho assado

Para fazer um lanche bem rápido e saboroso, uma boa dica é apostar na receita de biscoito de polvilho doce assado no forno. Feito basicamente com 5 ingredientes, esse biscoito é um dos mais simples e também é uma ótima opção para servir no encontro entre amigos.

Você vai precisar de: 500 g de polvilho doce Qualitá, 200 ml de água, 170 ml de óleo em temperatura ambiente, 4 ovos grandes, 1 colher de sobremesa rasa de sal.

Em uma tigela, coloque o polvilho doce, o sal, a água fervente e misture bem. Em seguida, adicione o óleo, misture até que fique algo mais homogêneo e, então, vá acrescentando os ovos um a um, sempre mexendo para que a massa fique bem incorporada e lisa. Transfira a mistura para um saco confeiteiro (ou um saquinho com a ponta furada) e, então, modele os biscoitos em uma forma (que não precisa ser untada). Você pode modelar os biscoitos bem fininhos, pois eles irão crescer. Leve para assar no forno preaquecido a 200°C por cerca de 25 minutos e prontinho!

Biscoito de polvilho frito

Que tal preparar uma receita de biscoito de polvilho salgado e, dessa vez, fritar no óleo quente em vez de assar no forno? Neste caso, você vai precisar usar o polvilho azedo (indicado para receitas salgadas) e, se quiser, também pode incrementar a receita com queijo meia cura ralado.

Você vai precisar de: 500 g de polvilho azedo Qualitá, 1 ½ xícara de leite, 1 ½ xícara de óleo, 4 ovos grandes, 250 g de queijo meia cura ralado (opcional), 1 colher de sobremesa rasa de sal, óleo para fritar.

Para começar, coloque o leite, o óleo e o sal em uma panela e deixe ferver. Em seguida, despeje a mistura em cima do polvilho azedo e misture bem, até que fique homogêneo. Espere a massa esfriar e, então, vá acrescentando os ovos um a um, sempre mexendo para que a mistura fique lisa. No final, acrescente o queijo meia cura ralado (opcional), misture bem e depois sove um pouco a massa para que ela fique mais macia. Transfira para um saco de confeiteiro (ou um saquinho com furo na ponta) e modele os biscoitos em uma travessa. Leve-os para fritar em óleo bem quente e prontinho!

Obs.: As duas receitas (de biscoito de polvilho doce ou salgado) podem ser assadas no forno ou fritas no óleo - depende da sua preferência, Além disso, você também pode usar a criatividade na hora de modelar os biscoitos, fazendo formatos de bolinha, palito ou até mesmo de um "8". Fica por sua conta!

Matérias: Alimentação

Ver mais