Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 20/10/2020

Como fazer arroz para sushi, uramaki e outras receitas japonesas

Quem é fã de comida japonesa e tem o hábito de prepará-la em casa, sabe que acertar no preparo do arroz japonês é o primeiro passo para fazer diversos pratos da culinária oriental. Por isso, nós preparamos um passo a passo supersimples de como fazer arroz para sushi, uramaki e outras receitas japonesas. Dá uma olhada na matéria!

Passo a passo de como fazer arroz para sushi, uramaki e outras receitas japonesas

Você vai precisar de: 1 xícara e ½ (chá) de arroz japonês (ou 300 g), 1 xícara e ½ de água filtrada (ou 300 ml), 100 ml de vinagre de álcool (ou de arroz), 3 colheres (sopa) rasas de açúcar refinado e 3 colheres (chá) de sal.

1. Lave o arroz japonês até obter uma água levemente transparente

Comece a receita colocando os grãos do arroz em uma bacia, lave delicadamente em água corrente (passando as pontas dos dedos pelo alimento) e repita esse procedimento até que a água esteja levemente transparente. Depois, despeje o arroz na panela que você vai usar para cozinhar e acrescente a água filtrada.

Obs.: Ao contrário do arroz branco, integral ou parboilizado, lavar o arroz japonês é extremamente importante para retirar o excesso de amido do alimento, então não pule essa etapa, ok?

2. Prepare o tempero

Em uma panela menor, coloque o vinagre, o açúcar e o sal para fazer o tempero do arroz e misture todo o conteúdo ao fogo baixo até dissolver bem (sem deixar a água ferver).

3. Cozinhe em fogo baixo

Assim que o tempero que estiver pronto, pegue a panela com arroz, leve ao fogo médio e espere a água começar a criar pequenas espumas. Quando isso acontecer, diminua o fogo até a temperatura mínima e tampe a panela.

Dica: O segredo, nessa etapa, é deixar o arroz cozinhar até a água secar completamente sem ficar mexendo na panela durante o cozimento!

4. Misture e deixe esfriar naturalmente

Com uma espátula lisa que não danifique os grãos do alimento, coloque o arroz em um refratário e despeje o tempero por cima. Em seguida, misture o arroz delicadamente fazendo movimentos debaixo para cima para que o calor o ajude a absorver todo o tempero. Depois, deixe-o esfriar naturalmente.

Para montar o prato, separe o restante dos ingredientes

Arroz pronto? É hora de montar o prato! Para fazer um bom sushi, niguiri ou urakami, basta fatiar um pedaço de filé de salmão, atum ou peixe branco no sentido contrário às fibras do peixe, separar algumas folhas de alga marinha e cream cheese (dependendo do prato que você escolher) e não se esquecer do molho shoyu!