Alimentação

Como fazer almôndegas: a receita do molho que faz toda a diferença no prato

Prepare almôndegas ao molho de tomate para servir com macarrão ou incrementar sanduíches
Prepare almôndegas ao molho de tomate para servir com macarrão ou incrementar sanduíches

Seja para acompanhar massas, purês, saladas ou incrementar sanduíches, as almôndegas de carne são uma ótima escolha - principalmente quando feitas com molho de tomate e diferentes temperos. Depois de fritá-las, você só precisa adicionar o molho e incrementar com ervas como salsinha e alecrim, que dão um toque aromático ao preparo. Aqui, nós separamos uma receita de almôndegas que fica deliciosa e pode acompanhar diferentes pratos. Dá uma conferida!

Como fazer almôndegas ao molho de tomate

Se você quer preparar uma receita de almôndegas com molho sem gastar muito tempo na cozinha, uma boa dica é recorrer às almôndegas de carne Qualitá, que já vêm montadas e semiprontas. Você só precisa fritá-las, para que elas fiquem douradas, e depois adicionar o tomate pelado para fazer um molho bem saboroso.

Para incrementar ainda mais, a nossa sugestão é usar bastante cebola, alho, pimentas (como a biquinho ou do reino) e salsinha fresca picada. Para fritar, uma boa dica é fazer uma combinação de azeite com manteiga - assim, é possível aumentar o ponto de queima da manteiga e deixar as almôndegas com um gostinho especial. Siga o nosso passo a passo:

Você vai precisar de: 1 caixa de almôndegas de carne Qualitá (500 g), azeite Qualitá, 1 ½ colher de sopa de manteiga Qualitá, 1 colher de sopa de cebola picada com sal Qualitá, 1 colher de copa de alho picado sem sal Qualitá, 1 folha de louro, 1 lata de tomate pelado Qualitá, 1 lata de água (use a lata de tomate como medida), ½ xícara de salsinha, sal a gosto, pimenta-do-reino Qualitá a gosto.

Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite, adicione as almôndegas e deixe fritar de todos os lados. Quando elas estiverem douradas, apague o fogo e reserve.

Em uma panela, coloque um fio de azeite, a manteiga e deixe derreter em fogo médio/baixo. Quando estiver bem quente, adicione a cebola picada, uma pitada de sal e deixe refogar por uns minutos, até começar a ficar dourada.

Junte o alho picado, refogue por mais uns minutos e, então, junte a folha de louro e o tomate pelado. Com uma colher de pau, amasse o tomate e misture bem, adicionando sal e também um pouco de pimenta.

Deixe o fogo mais baixo, junte a água, ajuste os temperos e deixe ferver por 10 minutos. Passado esse tempo, junte as almôndegas, a salsinha picada e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Assim, as almôndegas pegam melhor o tempero e o molho fica mais saboroso. Prontinho!

Como comer almôndegas de carne no dia a dia

Que tal comer uma boa macarronada com almôndegas no almoço? Prepare o macarrão separado a alho e óleo e, depois, incremente com bastante molho e as almôndegas já fritas e temperadas. Salpique um pouco de queijo parmesão por cima e prontinho! Nesse caso, na hora de preparar o molho, você também pode adicionar folhas de manjericão frescas para dar mais sabor.

Vale destacar que as almôndegas também ficam deliciosas como recheios de sanduíches. Você pode colocá-las no pão com queijo mussarela e outros ingredientes, como temperos e molhos. Caso você queira uma refeição mais leve, outra sugestão interessante é servir essas almôndegas com purê de batata, quibebe de abóbora e outros cremes de legumes.

Matérias: Alimentação

Ver mais