Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer água aromatizada? 7 ideias para se refrescar no verão de forma saudável
Guia Culinário 13/01/2020

Como fazer água aromatizada? 7 ideias para se refrescar no verão de forma saudável

Verão é sinônimo de hidratação, comidas leves e bebidas refrescantes! Por isso, apostar no preparo da água aromatizada é a alternativa perfeita enfrentar o calor em grande estilo. Vale utilizar frutas cítricas, hortaliças, legumes e muito mais. Dá uma olhada nos 7 sabores que separamos!

1. Água aromatizada refrescante, com limão siciliano, hortelã e abacaxi

Para resistir à estação mais quente do ano, tudo o que você precisa é de algumas rodelas de limão siciliano, folhas de hortelã (lembre-se de lavá-las antes do preparo) e abacaxi. Corte tudo em pequenas porções (mantendo a casca dos alimentos) e misture com 1 litro de água. Depois é só levar à geladeira por entre 2 horas e 2 horas e meia e voilá!

Obs.: Certifique-se de que todas as frutas, folhas e legumes estejam frescos antes de comprá-los. E nunca pule a etapa da geladeira! Além de deixar a água geladinha, é nesse momento que os alimentos liberam suas propriedades e saborizam a água.

Dica: Para que a água fique ainda mais gelada, acrescente alguns cubos de gelo.

2. Água aromatizada detox, com gengibre, pepino, limão e laranja

Nada como desintoxicar o organismo, né? Faça isso com uma deliciosa água aromatizada cheia de propriedades desintoxicantes, provenientes do gengibre, pepino, limão e da laranja. Basta cortar todos os ingredientes em rodelas bem fininhas e colocá-los na água. Mais uma vez, geladeira por 2 horas e pronto!

3. Água aromatizada de frutas vermelhas, com morango, framboesa, maçã e mirtilos

Frutas vermelhas combinam com tudo – inclusive com água! A nossa receita leva morango, mirtilo, framboesa e maçã, mas você pode escolher as frutas que quiser! Corte tudo em pedaços pequenos (ou médios), misture com a água e acentue os sabores com um pouquinho de suco de limão (basta espremer meio limão na água). Por fim, é levar na geladeira e servir.

4. Água aromatizada de melancia com hortelã

Refrescante, com alto poder diurético e mega nutritiva, a melancia é uma das frutas mais indicadas para o verão! Então, que tal utilizar essa fruta? É só cortá-la em cubinhos, acrescentar algumas folhas de hortelã para potencializar o sabor e refrescância, e misturar com a água.

5. Água aromatizada de flor de laranjeira, laranja e limão

A flor de laranjeira é uma planta muito conhecida por seus benefícios medicinais. Ela ajuda ajuda no combate a insônia, tem propriedades ansiolíticas (que controlam a ansiedade e o nervosismo) e muito mais! Que tal desfrutar desse poderoso elemento com a refrescância do limão e da laranja?

Primeiro, recolha algumas pétalas da flor (ou compre em casas naturais), misture com a água em um recipiente e o deixe em um local fresco e escuro durante 1 dia inteiro. Passado esse tempo, coe a água numa garrafa de vidro, acrescente as rodelas de laranja e limão e prontinho. Agora é só levar à geladeira por algumas horas e servir.

6. Água aromatizada de gengibre, canela e laranja

Prepare uma deliciosa água de lâminas de gengibre, 2 a 3 paus de canela e fatias de laranja. A água ficará superaromatizada e ainda agregará as propriedades termogênicas do gengibre e da canela. Para os que não sabem, os alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo, favorecem o emagrecimento e ainda auxiliam na digestão. Bom demais né?

7. Água aromatizada de morango e manjericão

Mais uma mistura ideal para os dias de calor! A combinação de morango com manjericão é incrível, e para prepará-la, basta cortar o morango em pedaços pequenos, separar algumas folhas de manjericão e misturar tudo com a água. Típica bebida para tomar na beira da piscina!