Alimentação

Como fazer 5 marmitas pra semana em apenas 1 hora

Cozinhar usando várias panelas ao mesmo tempo ajuda a otimizar tempo
Cozinhar usando várias panelas ao mesmo tempo ajuda a otimizar tempo

Preparar as opções de almoço para toda a semana é uma boa ideia para quem quer ter uma alimentação mais saudável e economizar. Até mesmo as pessoas que possuem pouco tempo disponível podem preparar marmitas para a semana inteira em apenas uma hora. O grande truque é preparar alimentos em grandes quantidades ao mesmo tempo. O ideal é que você comece pelos pratos que demoram mais tempo no forno, já que você pode fazer outros preparos enquanto eles ficam prontos. Veja as nossas dicas!

Asse vários ingredientes ao mesmo tempo

Uma boa opção para poupar tempo, é usar o mesmo tabuleiro para preparar carnes e legumes. Se não quiser que os sucos das proteínas se misture aos vegetais, você pode fazer embrulhos de papel manteiga com a carne. Esse material também é uma boa opção para evitar que os vegetais grudem na forma de metal ou vidro. Além de facilitar o preparo, também dá uma mão na hora de limpar a louça depois. Faça mais de um tipo de legume para dar mais variedade aos seus almoços da semana. Uma boa dica é colocar abóboras, cenouras, berinjelas, brócolis e abobrinhas lado a lado para assar por cinquenta minutos em forno pré aquecido a 180ºC. Assim, você terá diversas opções para compor as suas refeições, basta distribuí-los entre as cinco refeições. Além do papel manteiga, também coloque duas colheres de azeite para dar sabor.

Use o mesmo ingrediente em diferentes preparos

Se você está fazendo carne moída refogada, por exemplo, guarde um pouco para preparar panquecas, ou misture com macarrão e molho de tomate para criar um delicioso prato de bolonhesa. Outra opção versátil é o frango. Se fizer peito de frango ensopado em cubos, você pode separar uma parte para criar um delicioso estrogonofe. O mesmo também pode ser feito com picadinhos de carne. Para complementar as suas refeições durante a semana, você pode fazer um pouco de arroz fresco. Assim, terá um almoço feito no domingo que irá durar até sexta-feira.

E como fazer isso tudo em apenas uma hora? Abuse da versatilidade da sua cozinha! Acenda mais de uma boca de fogão e, se preciso, conte com a ajuda do forno ou mesmo do micro-ondas, já que também é possível preparar diferentes pratos usando apenas esse eletrodoméstico.

Como conservar os alimentos por uma semana

Manter suas marmitas na geladeira é uma ótima opção para que elas não acabem estragando. Porém, as que serão consumidas na quinta e na sexta-feira podem acabar azedando, mesmo sendo mantidas refrigeradas. Uma boa opção é mantê-las no congelador até a noite anterior de quando elas serão consumidas. Muitos alimentos podem ser guardados por até seis meses se congelados. Nesse caso, tenha cuidado de utilizar potes que possam ir no congelador e no micro-ondas para evitar que acidentes acabem estragando o seu almoço. Outra dica é guardar cada alimento em um pote separado, sem misturar o arroz e o feijão em um só, por exemplo, pois embora isso pareça prático apenas faz com que a comida estrague mais rápido.

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