Lavanderia

Como faço para tirar goma de toalha nova? Se liga no nosso guia e resolva o problema em passos simples

Bicarbonato de sódio, vinagre branco e uma boa primeira lavagem são essenciais para tirar a goma da toalha
Bicarbonato de sódio, vinagre branco e uma boa primeira lavagem são essenciais para tirar a goma da toalha

Você já teve a sensação, ao comprar uma toalha nova, de que ela não consegue absorver a água da forma que deveria? Essa é uma impressão bem comum e é causada pela formação de um tipo de goma nas cerdas da toalha que impedem uma absorção ideal. A boa notícia é que reverter esse problema é bem simples: basta mudar o hábito de levar a sua toalha nova direto para o banheiro. As primeiras lavagens exigem um cuidado maior, mas simples, que vão ajudar a tirar a goma da toalha e oferecer uma absorção perfeita.

Na primeira lavagem, invista no vinagre branco no lugar do amaciante 

A gente sabe que a vontade de já começar a usar a toalha recém-comprada e aproveitar a sua maciez é enorme, mas o ideal é dar uma segurada e, antes de colocá-la para uso, fazer uma primeira lavagem com vinagre branco. Por possuir ácido acético na sua composição, o vinagre ajuda a eliminar bactérias e a retirar a umidade das toalhas. Você só precisa adicioná-lo no compartimento do amaciante direto na sua máquina de lavar e acionar a lavagem. Ah, outra dica é usar água fria, pois a água quente pode acabar ressecando as fibras da toalha.

Bicarbonato de sódio é uma mão na roda na hora de tirar goma da toalha nova

Na limpeza, na cozinha, na briga contra as manchas: o bicarbonato de sódio está em todas! Para tirar goma de toalha, ele também é um excelente aliado. Se não quiser usar o vinagre branco, você pode seguir essa dica: deixe a toalha de molho em um balde durante 3 horas e acrescente três colheres de bicarbonato de sódio. Ele vai ajudar a liberar as cerdas e deixar a toalha muito mais absorvente.

Deixe o amaciante de fora nas primeiro cinco lavagens 

Por mais que a gente adore o toque macio e suave que o amaciante proporciona, é melhor evitá-lo nas primeiras cinco lavagens da sua toalha nova. Isso porque ele cria uma fina camada de substâncias que interferem na capacidade de absorção da peça. Aliás, o amaciante não é indicado para manter as toalhas macias de uma forma geral, pelo contrário! O ideal é que o produto seja evitado para não deixá-las ásperas. Essa dica é ainda mais importante quando se trata de toalhas felpudas, porque essas já são feitas com um material que não amassa. Se, mesmo assim, você ainda quiser usá-lo, coloque uma quantidade bem pequena e, após essas primeiras lavagens, use de forma intercalada para uma melhor experiência.

Matérias: Lavanderia

Ver mais