Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Meu Lar 06/10/2020

Como evitar copo trincado + dicas de reciclagem para recipiente de vidro fissurado ou quebrado

Quem nunca deixou algum copo ou pote de vidro trincar enquanto lavava louça? Esse é um tipo de descuido que muita gente comete pelo menos uma vez na vida! É bom lembrar que deixar os copos empilhados ou despejar algum líquido muito quente (como chá ou café) também podem acabar quebrando o vidro sem querer. E, para que você preserve melhor os recipientes de vidro, nós separamos dicas de como tomar cuidado com os copos no dia a dia e também sugestões para reaproveitar aqueles que estão fissurados ou trincados. Vale a pena dar uma conferida!

Na hora de colocar o líquido quente, deixe uma colher dentro do copo de vidro

A melhor dica para evitar que o copo fique trincado por conta de uma bebida muito quente (como água ou leite fervido) é deixar uma colher de metal dentro do recipiente antes de despejar o líquido. Por estar fria, a colher ajuda a equilibrar a temperatura quando você adiciona o líquido fervido – evitando o choque térmico e, assim, impedindo que o copo absorva todo o calor e consequentemente acabe trincando. Para fazer um cafezinho, por exemplo, você pode começar colocando o açúcar no copo e já deixar a colher dentro para, em seguida, despejar a bebida e misturar. Bem simples, né?

Evite guardar os copos empilhados no armário de cozinha

Sabe quando você decide empilhar os copos para ocupar menos espaço dentro do armário de cozinha? Esse truque também pode resultar em vidros quebrados ou trincados – isso porque as superfícies ficam praticamente grudadas e, ao fazer pressão para soltar, o vidro pode acabar trincando. Por isso, a nossa dica é tentar guardar sempre os copos lado a lado (sem empilhá-los) para conservar o material.

Já pensou em usar luvas para lavar louça?

Caso você seja uma pessoa mais desastrada, que vive quebrando copos e louças sem querer durante a lavagem, aqui vai uma dica de ouro: as luvas para lavar louça antiderrapantes facilitam bastante a tarefa, pois permitem que você segure os utensílios com mais firmeza e segurança.

Dicas de como reaproveitar o copo trincado ou quebrado

Quando o copo fica levemente trincado dá uma pena jogar fora, né? Mesmo que você não possa mais usá-lo para armazenar bebidas, existem diferentes alternativas de reciclagem bem interessantes. Você pode reaproveitar o recipiente para fazer uma vela caseira, por exemplo – basta colocar um pavio em pé e despejar cera de vela quente até praticamente o topo do copo. Espere esfriar e, então, você terá uma vela artesanal feita por conta própria!

Potes antigos de geleia, palmito ou requeijão (mesmo quando trincados) também podem ser usados como porta trecos – para guardar botões, linhas de costura, alfinetes, pregadores, broches ou moedas, lápis e outras tralhas que você preferir.

Caso o recipiente de vidro esteja quebrado – e não apenas trincado -, você pode reaproveitá-lo para fazer novos enfeites caseiros. Uma boa sugestão é quebrar o copo ainda mais e usar os cacos para fazer um mosaico – você pode colar os cacos em caixas, mesas, prateleiras, fazendo uma arte interessante em diferentes superfícies. Além disso, é possível usar a parte que sobrou para criar terrários ou plantar cactos (que por pediram pouca água não precisam de um vaso com furos no fundo. Seja qual for a opção que você escolher, lembre-se de manusear o vidro com bastante cuidado (preferencialmente usando luvas) e de nunca fazer esse tipo de artesanato ao lado de crianças.