Economia do lar

Como evitar bicho no arroz cru

Para evitar larva no arroz cru, uma dica importante é armazenar o alimento em um pote de vidro hermético
Para evitar larva no arroz cru, uma dica importante é armazenar o alimento em um pote de vidro hermético

Quem nunca se deparou com traças e larvinhas presentes no arroz, feijão, farinha e outros grãos que ficam na despensa? Infelizmente, existem insetos que adoram atacar alimentos ensacados e, caso você não dê atenção a esse tipo de problema, é bem provável que os bichos acabem se espalhando por todos os potes. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria com dicas de como evitar bicho no arroz cru com truques bem simples. Assim, você consegue manter o cereal - e outros alimentos - livres de insetos a longo prazo. Confira!

Como evitar bicho no arroz cru?

Para evitar que o arroz fique contaminado com traças, larvas e outros bichinhos, você precisa recorrer a alguns truques de limpeza e armazenamento. A boa notícia é que, com os produtos de limpeza certos, é possível garantir isso com bastante facilidade.

Armazene o arroz cru em um pote de vidro hermético

A primeira coisa que você precisa fazer é armazenar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de possíveis insetos e sujeiras. Caso você deixe o arroz dentro do saco, os bichos conseguem invadir com facilidade, colocando larvas e contaminando todo o alimento. Por isso, a nossa dica é recorrer às vasilhas herméticas - tanto para armazenar arroz quanto outros grãos, como farinha, feijão e até macarrão. Bem simples, né?

Limpe os potes e a despensa com vinagre branco, água quente e detergente

Manter o pote higienizado também é fundamental para evitar larva no arroz cru. Por isso, a nossa sugestão é lavar o recipiente (antes de armazenar o arroz) com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente. Esfregue bastante tanto a parte de dentro quanto a de fora do pote para desinfetar bem. Por ter um aroma bem forte, o vinagre ajuda a manter os bichos distantes, além de promover uma ótima limpeza em potes de vidro.

Outra dica interessante é usar essa mesma solução com vinagre para limpar os outros potes e até mesmo as prateleiras da despensa. Assim, você garante que todos os alimentos fiquem mais protegidos e que o armário da cozinha, de uma forma geral, fique livre de traças e outros insetos.

Espalhe cravos-da-índia pela despensa

Outra forma de garantir que os insetos fiquem longe da despensa é espalhar cravos pelas prateleiras. Por ter um aroma bem forte, essa especiaria funciona como repelente natural e pode ser usada para proteger todos os alimentos presentes no armário de cozinha. Lembre-se de espalhar pedaços de cravo ao redor de todas as vasilhas que não tem erro!

Matérias: Economia do lar

Ver mais