Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como esterilizar vidro para conserva e reaproveitar os potes de alimentos
Meu Lar 19/03/2020

Como esterilizar vidro para conserva e reaproveitar os potes de alimentos

Se você está tentando colocar em prática os 3R’s da sustentabilidade e diminuir a produção de lixo da sua casa com pequenas atitudes do dia a dia, já deve saber que reaproveitar os potes de alimentos pode ser um ótimo começo. Mas para fazer isso da forma certa, alguns cuidados de higiene são necessários. Por isso, nós separamos as dicas mais eficientes de como esterilizar vidro para conserva. Dá uma olhadinha!

Lave os potes de vidro com água quente e sabão

Para fazer uma boa esterilização dos recipientes de vidro que serão reaproveitados, a primeira dica é lavá-los com sabão e água quente. Para isso, esquente um pouco de água em uma chaleira, retire a tampa e o rótulo de identificação do pote, despeje uma boa quantidade de detergente neutro em uma esponjinha (ou em uma escova de dentes velha, para recipientes mais estreitos) e limpe todas as partes do vidro.

Também é possível esterilizar os potes em água fervendo

Para esterilizar os seus potes de vidro basta encher uma panela grande com bastante água, colocá-los dela com a boca virada para baixo (e sem tampa) e levar ao fogo alto. Quando a água começar a ferver, conte cerca de 10 a 15 minutos e desligue o fogo. Mas, cuidado! Só retire os potinhos da água com a ajuda de uma luva resistente ao calor (luva para altas temperaturas) ou de uma pinça própria para cozinha (e já esterilizada na água quente).

Que tal esterilizar o vidro no micro-ondas?

Para utilizar o micro-ondas no processo de esterilização do vidro, tudo o que você precisa é colocar cerca de 4-6 colheres (sopa) de água dentro dos vidrinhos, organizá-los dentro do aparelho (com a tampa virada pra cima) e ligar na potência mais baixa por, no mínimo, 2 minutos. Depois disso, é só escorrer a água quente e deixar secar naturalmente sobre um paninho.

Obs.: Essa dica só vale para os vidros que não possuem nenhuma parte metálica!

Com cuidado, é possível esterilizar os vidros no forno

O forno também pode ser utilizado para esterilizar os potes de vidro, mas com a devida atenção! Primeiro, lave-os muito bem com água e detergente, seque com um pano e disponha-os sobre uma assadeira. Leve ao forno a, no máximo, 120°C (para não estourar o vidro) e aguarde 15 minutos. Depois, deixe a assadeira esfriar completamente na bancada ou em cima do fogão (lembrando que a superfície não pode estar fria para que o vidro não se rompa com o choque de temperatura) e pronto! Seu potinho estará devidamente esterilizado!