Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como esquentar leite no micro-ondas sem derramar
Meu Lar 26/08/2021

Como esquentar leite no micro-ondas sem derramar

Você já se perguntou como esquentar leite no micro-ondas sem derramar? Embora pareça uma tarefa simples, esquentar qualquer tipo de líquido no aparelho pode causar acidentes se isso não for feito da forma certa. Um copo de leite, por exemplo, alcança a temperatura ambiente em questão de segundos dentro do eletrodoméstico. Depois, ele pode ferver e, ao ser retirado do micro-ondas, escorrer pelo copo. Por isso, é importante atentar-se ao tempo que o líquido deve ficar dentro do aparelho. Outra dica importante é saber quais materiais podem ir ao micro-ondas. Potes de vidro e de plástico, por exemplo, são recomendados desde que tenham um símbolo indicativo.

Para aprender como esquentar leite no micro-ondas sem derramar e com segurança, dá uma olhada nas nossas dicas!

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro

Saber qual material pode ir ao micro-ondas é fundamental para evitar possíveis acidentes na hora de aquecer o leite no aparelho. Por isso, o primeiro passo é dar preferência a canecas de cerâmica e copos de vidro que, em sua maioria, são super seguros para serem usados no eletrodoméstico. Potes de plástico e porcelanas também podem ir ao micro-ondas desde que não tenham detalhes metálicos. Outra dica, especificamente para os potinhos de comida, é verificar se há um símbolo indicativo – a maioria dos recipientes que podem ir ao micro-ondas possuem um desenho do aparelho. Isso significa que você pode usá-lo no eletrodoméstico com segurança!

Para esquentar leite no micro-ondas com segurança, use uma luva de proteção

Ao contrário do que acontece quando utilizamos o fogão, esquentar leite no micro-ondas faz com que as moléculas do líquido se aqueçam por igual, sem a formação de bolhas. O nome desse fenômeno é conhecido como “erupção de fervura atrasada”. Isso significa que quando o leite estiver em temperatura de ebulição (100ºC) ele pode acabar provocando respingos ao entrar em contato com a temperatura externa, mesmo que a princípio você não perceba que aquele líquido está borbulhando.

Para esquentar leite no micro-ondas sem derramar, o segredo é mexer o líquido a cada 15 segundos e configurar o micro-ondas na potência de 70%. Além disso, você também pode utilizar uma luva de limpeza (ou qualquer outra luva protetora) durante o processo. Por serem impermeáveis, elas isolam o contato com o líquido e conseguem proteger as suas mãos, evitando possíveis queimaduras.

Como ferver leite no micro-ondas?

Agora que você já sabe como esquentar leite no micro-ondas sem derramar, será que ferver o líquido no aparelho também é permitido? Nesse caso, vale destacar que a maioria dos tipos de leite comercializados, como o leite A, B e C são pasteurizados, isto é, passam por um processo de aquecimento que garante o controle de bactérias presentes no alimento. Até mesmo o leite UHT (“Ultra High Temperature”), também bastante comercializado nos supermercados, tem contato com temperaturas elevadas que eliminam grande parte dos seus microrganismos, dispensando a necessidade de fervura. Por isso, não é preciso ferver o leite no micro-ondas. Se você quiser fazer isso, opte pelo fogão que é o método mais seguro!