Pets

Como escovar dente de cachorro? 5 coisas que você precisa saber sobre essa tarefa

Para escovar corretamente os dentes do cachorro, utilize uma escova de dentes de cerdas macias e um creme dental apropriado para cães
Para escovar corretamente os dentes do cachorro, utilize uma escova de dentes de cerdas macias e um creme dental apropriado para cães

Além dos momentos de banho, cuidar da saúde bucal do cachorro também deve fazer parte rotina do seu pet. O problema é que muitas pessoas acabam deixando essa tarefa de lado por não saberem como escovar os dentes do cachorro da maneira certa, ou até mesmo por não entenderem a importância desse cuidado. Por isso, nós separamos 5 coisas que você deve saber sobre a tarefa. Dá uma olhadinha!

1. Manter a saúde bucal do seu cachorro em dia é importante

Criar o hábito de escovar os dentes do seu cachorro é uma prática muito importante para o bem-estar do animal. Assim como ocorre com a gente, a região bucal do pet acumula restos de comida (nesse caso, de ração) e bactérias, podendo desenvolver reações como vermelhidão da gengiva, irritação, acúmulo de tártaro (aquelas manchinhas amarelo-amarronzadas, que também causam mau hálito) e muitas outras coisas que afetam igualmente a saúde dos bichinhos.

2. Para escovar os dentes do cachorro, utilize uma escova de cerdas macias

Pode ser um dedal apropriado para cachorros (que você encontra nas lojas de pet) ou uma escova de dentes humana: na hora de escovar os dentes do seu cão, o que realmente importa é utilizar uma escova de cerdas macias. Assim, você evita agredir a arcada dentária do bichinho e ainda deixa a tarefa bem menos estressante. Então preste atenção nesse detalhe!

3. Utilize somente os cremes dentais para cachorros

Essa é outra dica muito importante! Utilizar um creme dental específico para cachorros (ou pastas dentais veterinárias) é essencial para que a escovação seja feita da maneira certa. As pastas dentais comuns (de humanos) possuem substâncias e princípios ativos que podem ferir o estômago do animal e até causar intoxicações.

4. Agora sim: como escovar os dentes do cachorro?

Nos primeiros dias de cuidados com a saúde bucal do seu dog, é bem possível que ele estranhe a tarefa e fique bastante inquieto e incomodado - principalmente se já for um adulto. Mas com um pouquinho de paciência, carinho e atenção, tudo se resolve!

Para escovar os dentes do pet, coloque-o no seu colo ou em alguma superfície plana próxima ao tanque da área de serviço e abra delicadamente a sua boca. Com a escova de dentes de cerdas macias (já umedecida e com o creme dental), escove todas as partes dos dentes do seu pet. Por fim, enxágue a sua boca delicadamente.

5. Realize essa prática 1 vez ao dia ou 3 vezes por semana

Para minimizar qualquer tipo de problema bucal, o recomendado é escovar os dentes do cachorro um vez ao dia ou, pelo menos, três vezes por semana. Ah, e não deixe de tranquilizá-lo depois da prática. É importante que o seu cão associe essa tarefa como algo positivo para ele, ok? Vale até dar uma recompensa!

Matérias: Pets

Ver mais