Economia do lar

Como escolher saco para lixo? Descubra os melhores tamanhos e tipos para a sua casa

Saco para lico fecha fácil é ótimo para evitar que bichinhos indesejados fiquem na lixeira
Saco para lico fecha fácil é ótimo para evitar que bichinhos indesejados fiquem na lixeira

Você alguma vez já parou para prestar atenção na quantidade de lixo que nós geramos todos os dias? E semanalmente? Se levarmos em consideração o mês todo, então, será muita coisa, não é mesmo? Por isso, o ideal é tentar ao máximo reaproveitar alimentos e reciclar objetos, como forma de reduzir os danos ao meio ambiente. Ainda assim, em alguns casos não tem jeito: o destino é o descarte mesmo.

Por isso, é muito importante saber escolher o melhor saco para lixo, pois assim você consegue evitar uma série de problemas, como proliferação de insetos e rasgos durante o descarte. Para impedir que você sofra com esse tipo de situação, nós preparamos uma lista com cada tipo e tamanho de saco para lixo, explicando as vantagens de cada um deles. Confira!

Mora em casa com a família, com ou sem jardim e/ou quintal

Quem mora em casa já sabe o dia e a hora exatos que o lixeiro passa para recolher o lixo. Ainda assim, é preciso se programar para não ficar com um monte de saco em casa ou fora dela, já que existe a chance de a sacola ser rasgada por algum animal, levada por fortes ventos ou passar por outros imprevistos. Para evitar qualquer tipo de desgaste emocional resolvendo esse tipo de problema, opte por embalagens maiores, em torno de 50 L e 100 L. O mesmo vale para casas com jardins ou um quintal, viu? A diferença é que provavelmente os sacos maiores serão os mais utilizados.

Mora em apartamento com a família

Já se a família mora em apartamento sempre rola aquela facilidade de descartar o lixo em qualquer dia da semana, né? Ainda assim, o acúmulo de resíduos é grande, e portanto ainda vale a pena apostar em sacos maiores - embora eles não precisem ser enormes. Neste caso, nossa dica é que você compre os que ficam entre 30 L e 50 L. Acredite: será mais do que suficiente para recolher todo o lixo da sua casa.

Mora em apartamento sozinho

Ok, mas e quem mora sozinho? Aí a quantidade de lixo gerada diminui bastante, já que será apenas um indivíduo produzindo resíduos a serem descartados. Se esse é o seu caso, aposte em embalagens de 15 L e 30 L, de acordo com a sua necessidade.

Tipos de saco para lixo

Agora que você já sabe o tamanho do saco para lixo ideal para a sua casa, hora de descobrir o melhor tipo para armazenar os seus dejetos. Pois é, esqueça as velhas sacolas de mercado, que não foram feitas para isso! Em seu lugar na hora das compras, opte pelas bolsas reutilizáveis, que são amigas do meio ambiente. Já para botar na lixeira, há 5 opções diferentes. Conheça cada uma delas:

Fecha fácil

Quer evitar que bichinhos indesejados entrem no seu saco para lixo quando for descartá-lo? Então aposte no fecha fácil! Com alças e abas, ele fecha (como o próprio nome indica) de maneira muito simples, o que torna o seu transporte 100% descomplicado.

Antiodor

Já se o que te incomoda mais é o cheiro desagradável gerado pelo lixo em si, aposte nos sacos antiodor. Além de neutralizarem qualquer tipo de mau cheiro eles ainda possuem perfume de lavanda, garantindo um aroma agradável ao ambiente.

Reforçado

Se o dejeto da sua casa conta com itens mais pesados, que podem acabar fazendo o saco arrebentar, aposte no saco para lixo reforçado. Assim, você evita que o plástico arrebente na hora que for esvaziar a lixeira.

Ecológicos

Para quem possui como preocupação principal o bem-estar do meio ambiente, é essencial apostar nos sacos para lixo ecológicos. Eles são feitos com cana-de-açúcar, e por isso sua matéria-prima é totalmente renovável, ajudando a preservar a natureza.

Antibacteriano

Por fim, temos o saco para lixo antibacteriano! Como o próprio nome indica, ele evita a proliferação de micro-organismos, sendo uma das opções mais higiênicas da lista.

E aí? Depois de todas as nossas dicas já escolheu qual a melhor opção para você?

Matérias: Economia do lar

Ver mais