Economia do lar

Como escolher melancia, abacaxi, abacate e outras frutas no mercado

Na hora de escolher abacaxi, abacate, melancia e outras frutas, a nossa dica é analisar a casca, as folhas e prestar atenção no peso do alimento
Na hora de escolher abacaxi, abacate, melancia e outras frutas, a nossa dica é analisar a casca, as folhas e prestar atenção no peso do alimento

Quando se trata de fazer compras de hortifruti (legumes, verduras e frutas), muitas pessoas ficam na dúvida sobre como escolher as opções mais saborosas e maduras. A boa notícia é que, na maioria das vezes, é bem simples escolher o alimento certo! Uma boa dica, nesse caso, é analisar a casca (atentando a possíveis manchas no alimento), a textura e as folhas. Para te ajudar nesse assunto, nós preparamos uma matéria com ótimas dicas para escolher melancia, abacaxi, abacate e outras frutas da melhor forma possível. Confira!

Escolha a melancia mais redonda, pesada e de coloração verde-escura

Que tal comer uma melancia docinha e suculenta no café da manhã? Essa fruta é bem saborosa, tem alto teor de água (ajuda a hidratar o corpo) e rende ótimas receitas - de sucos, smoothies, saladas e por aí vai. No entanto, para não errar na compra do alimento, é muito importante analisar alguns pontos.

O ideal é que a melancia esteja bem redonda e simétrica, livre de arranhões, marcas e bolhas na casca. Além disso, o peso também diz muito sobre a fruta em si - melancias mais pesadas costumam estar mais maduras e cheias de líquido. Outro ponto interessante é dar preferência à melancia de cor verde-escura, de aparência fosca e com uma mancha amarelada na parte inferior (que indica que a fruta está bem madura). Não é tão difícil, né?

Para escolher o abacate, analise a cor e aperte a casca

Quando se trata de escolher um abacate maduro, é muito importante analisar a cor e também a consistência da fruta. Caso ele tenha uma coloração verde-escura, é provável que esteja bem maduro e pronto para o consumo. Outra dica importante é apertar a fruta para, assim, identificar em que ponto de maturação ela se encontra. Caso a consistência esteja macia (levemente mole), significa que o abacate encontra-se bem maduro.

A melhor parte dessa fruta é que, além de nutritiva, ela rende ótimas receitas - vitaminas, pastas, smoothies, saladas e ainda o clássico guacamole (prato mexicano tradicional). Para preparar pastas e vitaminas, por exemplo, o ideal é optar por um abacate bem maduro.

Na hora de escolher o abacaxi, verifique a cor da casca, o peso e as folhas

Escolher um abacaxi maduro não é nada muito difícil, sabia? A primeira coisa que você precisa verificar é a coloração da casca - que deve tender para o dourado (o que indica que a fruta encontra-se mais madura). Além disso, assim como no caso da melancia, também é necessário analisar o peso da fruta. Caso o abacaxi esteja pesado, significa que ele tem mais suco e é mais saboroso, então lembre-se de checar isso na hora da compra!

Outra dica interessante é analisar as folhas do abacaxi. Tente puxar uma com a ponta dos dedos - caso ela saia sem muita resistência, significa que a fruta está madura. No entanto, caso as folhas estejam amarelas e saiam com muita facilidade, significa que o abacaxi encontra-se maduro até demais. Portanto, preste bastante atenção na hora da escolha!

Maracujá deve estar amarelo, levemente enrugado e mais pesado

Escolher maracujá maduro pode ser algo complicado, né? Afinal, essa fruta costuma ter aparência enrugada e amolecida mesmo quando não está completamente madura. Para não errar na escolha, a nossa dica é escolher um maracujá mais amarelado, que esteja levemente enrugado. Além disso, é importante que você escolha frutas que estejam sem buracos ou pontos pretos na casca e, de preferência, que sejam mais pesadas (têm uma quantidade maior de suco).

Obs.: Vale destacar que, caso o maracujá esteja muito verde, significa que ele está pouco maduro. Isso se aplica a diversas frutas, como banana, maçã, morango e mamão - que, quando ainda não estão maduras, ficam com coloração esverdeada.

Matérias: Economia do lar

Ver mais