Organização

Como equilibrar o calendário dos filhos e dos adultos e ganhar mais momentos em família

Jogar jogos de tabuleiro é uma ótima forma de se divertir com a família sem sair de casa
Jogar jogos de tabuleiro é uma ótima forma de se divertir com a família sem sair de casa

Às vezes o estresse do dia a dia e a ansiedade com as provas impedem pais e filhos de terem momentos juntos a aproveitarem a companhia daqueles que estão mais próximos. Para ajudá-lo a encontrar brechas na rotina e passar a valorizar momentos em família de verdade, separamos algumas dicas imperdíveis do que fazer para organizar as tarefas e manter todo mundo sempre se divertindo. Ficou curioso? É só continuar lendo.

Esteja atento às refeições diárias

A gente sabe, o almoço é muitas vezes feito na correria, chegando a terminar em menos de 15 minutos! Enquanto isso, os pequenos almoçam em casa ou na escola, longe da loucura que é o trabalho diário de muitos pais. Mas o que muita gente se esquece é de que existem outras refeições no dia a dia, como o café da manhã e o jantar. Facilite o contato com seus filhos e use esses momentos para conversar sobre com está indo a escola, como vão os amigos que você conhece e desconhece e até mesmo pergunte o que eles gostariam de comer. Dessa forma, você valoriza momentos em família e ainda aproveita para se conectar mais com as crianças.

Aproveite a rotina para ter os intervalos valorizados

Se você leva os pequenos para a escola de carro, esse é o melhor momento para se aproximar deles. Use o caminho como um pequeno intervalo de tempo em que é possível conversar, entender como é o dia das crianças. Aproveite para perguntar o que eles gostariam de ouvir: isso também pode fortalecer, e muito, a relação entre vocês. Da mesma forma, use os momentos atípicos, como as idas ao médico, para o mesmo propósito. Conversar é a forma mais efetiva de fazer as crianças e adolescentes confiarem nos pais, por isso, invista!

Utilize os fins de semana para válvulas de escape

Para fugir da rotina agitada e ajudar a relaxar, nada melhor do que fazer uma programação especial aos finais de semana, não é mesmo? É o momento em que você e seus filhos estão livres e com o dia todo pela frente para fazerem o que quiser. Tente sair em família pelo menos duas vezes por mês. Varie os destinos: pode ser no cinema, no teatro, programar idas a museus e até mesmo algo mais fácil e barato, como piqueniques ao ar livre. Outra opção que costuma atrair muito a criançada são os parques de diversão. Se estiver no verão, aproveite os parques aquáticos também!

Invista em atividades lúdicas dentro de casa

Se não puder sair sempre, aproveite para criar lembranças divertidas dentro de casa. Uma boa forma de fazer isso é investindo em jogos de tabuleiro, por exemplo, além dos de cartas. Com certeza a disputa vai ser responsável por gerar boas e grandes risadas. Você pode criar também uma competição individual ou até separar seus filhos em times, tudo para apostar em quem vai escolher o próximo cardápio, por exemplo.

Concilie suas férias com os recessos escolares

Por fim, a dica mais legal é ter certeza de que suas férias cairão junto das do seu filho. Dessa forma, você poderá aproveitar para viajar em família e garantir que cada dia de descanso do pequeno sejam repletos de diversão. E fique tranquilo: você sequer precisa ir para muito longe: basta ir até a alguma praia próxima, aproveitar algum parque que esteja na cidade vizinha ou mesmo visitar os parentes que não moram tão perto. Em todas essas opções, o contato familiar tende a aumentar e a fuga da rotina já conhecida permite que os pequenos se divirtam como nunca.

Matérias: Organização

Ver mais