Lavanderia

Como engomar roupa seguindo receitas caseiras

Uma boa dica para engomar roupa de forma simples é preparar uma solução de amido de milho com água e borrifar o tecido antes de passar a peça
Uma boa dica para engomar roupa de forma simples é preparar uma solução de amido de milho com água e borrifar o tecido antes de passar a peça

Você já ouviu falar na técnica de engomar roupa? Muito conhecida por quem trabalha com artesanato ou costura, essa é uma das melhores maneiras de tirar o amarrotado das roupas e deixar as peças alinhadas sem precisar perder muito tempo com o ferro. Na verdade, basta seguir algumas receitinhas caseiras como as que a gente separou nesta matéria e começar a colocar em prática! Dá uma olhada nas dicas:

Como engomar roupa usando amido de milho

Sabe quando você precisa recorrer a um ingrediente espessante para engrossar molhos e cremes? Então! Justamente por ser uma boa dica nesse caso, o amido de milho funciona muito bem para engomar as roupas e deixá-las alinhadas.

E o melhor de tudo é que essa receita caseira é bem simples de fazer: basta misturar 2 colheres (sopa) em 2 copos de água na temperatura ambiente, misturar muito bem até a que a solução fique homogênea (sem nenhuma bolinha) e colocar em um frasco borrifador. Depois é só umedecer a roupa com a mistura e passá-la normalmente usando o ferro (de preferência usando a tábua de passar como apoio)!

A dica funciona ainda melhor em tecidos naturais, como algodão, linho, lã e tricô, pois eles absorvem todo o amido. Mas outra boa sugestão para engomar a roupa de uma forma ainda mais fácil é misturar 5 colheres (sopa) do ingrediente com 2 litros de água em uma panela grande. A ideia é aquecer a mistura em fogo baixo, mexer bem para dissolver o amido, desligar e mergulhar a roupa. Depois é só tirar quando a peça quando a mistura esfriar, deixar secando no varal por um tempo e passar enquanto a roupa ainda estiver umedecida.

Caso não tenha amido, recorra ao álcool líquido

O amido de milho não é a única opção para te ajudar a engomar as roupas. Na verdade, outra dica simples é fazer uma solução de 50 ml de álcool líquido com 150 ml de água e colocar a mistura no frasco borrifador. Depois é só repetir o mesmo passo que a dica anterior: basta umedecer a roupa, esticá-la sobre uma tábua (para usar como apoio) e passar normalmente. Se quiser fazer em maior quantidade é só manter a proporção de álcool e água.

Obs.: O passa fácil também é um produto muito útil para quem não tem paciência de ficar passando roupa e mesmo assim quer de deixar o tecido impecável. Embora não seja propriamente uma forma de engomar a roupa, o produto ajuda a amolecer as fibras dos tecidos, facilitando na hora de passar. Basta borrifar nas roupas já secas e passar o ferro logo em seguida.

Matérias: Lavanderia

Ver mais