Economia do lar

Como empanar sem farinha de rosca? Aprenda a substituir o ingrediente

Para substituir a farinha de rosca e fazer um empanado crocante, você pode usar apenas a farinha de trigo, de milho ou fazer um pó a partir de pães dormidos
Para substituir a farinha de rosca e fazer um empanado crocante, você pode usar apenas a farinha de trigo, de milho ou fazer um pó a partir de pães dormidos

Para os amantes de comida à milanesa, a farinha de rosca é um ingrediente que não costuma faltar na despensa. Mas você sabia que é possível preparar receitas empanadas sem necessariamente usar esse ingrediente? Para te ajudar nesse quesito, nós preparamos uma matéria com dicas de como substituir a farinha de rosca da melhor forma possível - preparando pratos à milanesa igualmente crocantes e saborosos. Vale a pena dar uma conferida!

Use pão francês antigo para fazer uma farinha

A principal dica para suprir a ausência da farinha de rosca é usar os pães dormidos para fazer uma farinha por conta própria. Nesse caso, você só precisa cortá-los em pedaços menores e, então, bater tudo no liquidificador. É importante destacar que o ideal é que o pão seja francês e esteja mais endurecido - portanto, caso a massa esteja murcha, a nossa dica é levar para assar no forno por alguns minutos antes. Depois corte e bata no liquidificador até formar um pó mais fino.

Essa é uma alternativa bem barata e rápida para fazer receitas à milanesa - e a melhor parte é que o resultado fica bem crocante! Na hora de empanar a carne, molhe-a primeiro em ovos batidos, passe um pouco na farinha de trigo e, depois, na farinha feita com os pães. Não tem erro!

Recorra à farinha de milho peneirada

Caso não seja possível fazer a farinha a partir dos pães dormidos, outra dica interessante é recorrer à farinha de milho - que é ótima para empanar frango em especial, pois deixa um sabor interessante e uma consistência bem crocante. Nesse caso, comece deixando os filés de frango marinando e, depois de alguns minutos, acrescente a farinha de milho, misture bem e leve para fritar. O resultado é uma carne à milanesa bem suculenta e saborosa!

Você também pode empanar com farinha de trigo

Em último caso, você também pode usar apenas a farinha de trigo comum para fazer receitas de empanados. No caso do frango, por exemplo, comece jogando um pouco da farinha na marinada, misture e espere um pouco. Logo antes de fritar, passe o frango novamente na farinha (para fazer uma camada mais grossa) e leve para a frigideira. Uma boa dica, nesse caso, é acrescentar um pouco de páprica, pimenta e outros temperos de sua preferência no empanado para que o resultado fique mais colorido, saboroso e levemente picante.

Conheça as misturas para empanar da Qualitá

Se você quer uma alternativa bem prática para fazer comida empanada no dia a dia, a nossa dica é dar uma chance para as misturas para empanar Qualitá (em especial, a versão temperada ou a panko) que propiciam um resultado bem crocante. A melhor parte é que você não precisa passar o alimento no ovo antes de empanar - basta aplicar a mistura e fritar em seguida. Vale a pena experimentar!

Matérias: Economia do lar

Ver mais