Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como eliminar carrapatos do ambiente caseiro e se livrar de vez dos parasitas
Meu Lar 22/02/2021

Como eliminar carrapatos do ambiente caseiro e se livrar de vez dos parasitas

Quando se trata de eliminar pulgas e carrapatos de gatos e cachorros, não adianta apenas dar banho e medicar o pet. Também é importante, nesse caso, desinfetar o ambiente para se livrar de vez dos parasitas. A boa notícia é que, em vez de usar venenos prontos, é possível fazer algumas soluções caseiras bem simples que dão conta do problema – feitas geralmente com vinagre, infusões de chás e frutas com cheiro forte que afastam os insetos. Para te ajudar, nós listamos dicas de como eliminar carrapatos do ambiente de forma efetiva. Vale a pena conferir!

Faça uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio

Para limpar bem os ambientes da casa, eliminar os carrapatos e outros parasitas, uma ótima dica é preparar uma solução de 500 ml de vinagre de maçã com 250 ml de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após misturar todos os ingredientes, transfira o líquido para um borrifador e comece a faxina. Você pode usar essa solução para desinfetar almofadas, tapetes, cortinas e até mesmo cantos de paredes (onde os carrapatos costumam se esconder). Repita esse processo todos os dias durante uma semana para garantir que o ambiente fique bem desinfetado.

Use misturas de água com óleos essenciais

Você sabia que misturas com óleos essenciais também podem ajudar a afastar os carrapatos, pulgas e outros parasitas? Aqui, a nossa dica é fazer misturas de água com algumas gotinhas de óleo de canela, limão, sésamo, lavanda ou menta verde. Você pode borrifar essa mistura pelas almofadas, cortinas ou até mesmo no piso com a ajuda de um pano de chão.

Faça uma infusão de cravo com frutas cítricas

Caso o objetivo seja fazer um repelente mais natural (e prático), uma boa sugestão é experimentar algumas receitas de infusão com cravo + limão ou laranja. As frutas cítricas, para quem não sabe, têm substâncias capazes de afastar diferentes tipos de insetos. Para garantir isso, encha uma panela com 500 ml de água, junte alguns pedaços de cravo e frutas como limão ou laranja picadas (com a casca). Deixe ferver e, quando começar a borbulhar, marque 5 minutos. Depois, apague o fogo, tampe a panela e espere no mínimo mais 1 hora.

Por fim, basta coar a infusão, transferir para um borrifador e espirrar nos pontos mais críticos da casa. Vale destacar que esse tipo de solução é mais indicado para higienizar quintais e ambientes externos – a melhor parte é que ela pode ser espirrada em locais com plantas, pois não é tóxica.

Não deixe de dar banho e medicar o pet de forma correta

Além de se dedicar a desinfecção do ambiente, é necessário fazer um tratamento concomitante para eliminar os parasitas do pet. Nesse caso, você pode dar banhos no animal usando um shampoo especial (próprio para matar pulgas, carrapatos e outros insetos) e também consultar um veterinário para efetuar a devida medicação, se necessário. Vale destacar que existem coleiras antipulgas e remédios com durabilidade de até 3 meses que protegem os cães contra diversos parasitas. Vale a pena consultar o seu veterinário para saber mais!

Veja mais