Economia do lar

Como economizar no mercado: 4 dicas para comprar melhor

Para economizar no mercado, uma boa dica é levar uma lista de compras, verificar sempre os preços e a validade dos produtos
Para economizar no mercado, uma boa dica é levar uma lista de compras, verificar sempre os preços e a validade dos produtos

Que tal aprender como economizar no supermercado para comprar frutas, verduras, alimentos não perecíveis e outros sem estourar o orçamento? Fazer uma lista de compras é o primeiro passo, mas existem outros truques que ajudam muito quem quer diminuir os gastos com o mercado. Aqui, nós separamos dicas que vão te ajudar muito a se organizar na hora das compras. Vale a pena conferir!

Dicas de como economizar no mercado de forma simples

Saber como economizar dinheiro no supermercado é um passo importante para controlar as finanças da casa. Só que além de se planejar, também é necessário ficar atento aos alimentos da estação (que costumam ser mais baratos) e sempre conferir os preços para economizar ao máximo. Confira dicas certeiras de como reduzir os gastos com as compras do mês:

1. Prepare uma lista de compras bem detalhada

Para começar, você deve preparar uma lista com todos os alimentos necessários para a sua despensa: arroz, feijão, macarrão, pão, açúcar, sal, creme de leite, molho de tomate, queijo, manteiga e por aí vai. Nessa lista, é importante que você anote tudo aquilo que costuma consumir e as quantidades ao lado.

Além de listar os alimentos, separe uma parte da planilha para anotar todos os produtos de limpeza e outros itens que estejam faltando na casa. Uma dica interessante, inclusive, é dividir a lista de compras por diferentes seções, seguindo as áreas do supermercado. Você pode fazer uma parte de frios (iogurte, queijo, presunto, manteiga, requeijão etc.), outra para alimentos não perecíveis e biscoitos, mais uma para carnes e por aí vai.

Quando você anota tudo que pretende comprar, é possível ter uma noção maior do quanto será gasto no final. Aqui, a ideia é que você se atenha apenas à lista e não caia na tentação de comprar coisas a mais no mercado.

2. Como economizar nas compras do mês com alimentos da estação

Você sabia que optar por frutas, legumes e verduras da estação é uma boa forma de economizar e ainda ser mais sustentável? Durante o outono e inverno, por exemplo, frutas como morango e carambola estão em alta - ou seja, são encontradas em maior quantidade, o que faz com que o preço seja menor. Por isso, uma boa dica é sempre comprar os vegetais da época para compor o seu cardápio. O ideal, inclusive, é fazer as compras de hortifruti semanalmente para, assim, comer os alimentos sempre frescos.

3. Conferir sempre os preços e ficar de olho em promoções é o segredo de como fazer compras de supermercado economizando

Quando se trata de economizar, buscar os melhores preços é uma parte importante, né? Para isso, a nossa dica é ficar sempre atento aos preços e a possíveis descontos que surjam no mercado. Comparar produtos e separar um tempo para anotar os diferentes preços pode ser uma boa saída, sabia? Outra dica importante é sempre olhar a validade dos produtos para se organizar e, assim, evitar desperdícios.

4. Que tal usar cartões pré-pagos recarregáveis para controlar melhor os gastos?

Para evitar gastar demais no supermercado, uma boa dica é usar cartões pré-pagos. O Cartão Cesta Básica Qualitá, por exemplo, traz essa vantagem! Ele é recarregável, garante mais praticidade na hora das compras e pode ser usado em todas as lojas Pão de Açúcar e Extra. A grande vantagem desse cartão é que ele permite um maior controle com os gastos de mercado - você pode carregar um valor determinado e comprar os produtos nas lojas sem gastar a mais do que o planejado.

Matérias: Economia do lar

Ver mais