Economia do lar

Como economizar energia lavando roupa com pequenas mudanças de hábito

Para economizar energia, uma boa dica é estender as roupas no varal em vez de usar o modo 'secadora' da máquina
Para economizar energia, uma boa dica é estender as roupas no varal em vez de usar o modo 'secadora' da máquina

Quando se trata de lavar as roupas no dia a dia, a máquina de lavar é uma verdadeira mão na roda, né? Ela consegue bater diversos itens ao mesmo tempo, possui várias funções modernas (enxágua, esteriliza e centrifuga a roupa, por exemplo) e ainda economiza o tempo e esforço. Mas, apesar de facilitar muito a nossa vida no dia a dia, é importante lembrar que ela consome energia e, por isso, deve ser usada de forma inteligente. Para te ajudar nesse quesito, nós listamos dicas importantes para economizar energia lavando roupa. Confira e coloque em prática!

Lave várias roupas ao mesmo tempo

Para economizar energia na lavagem das roupas, uma das principais dicas é reunir uma boa quantidade de peças para colocar na máquina (atentando ao número limite para também não exagerar). Quando você lava vários itens ao mesmo tempo - e em um único ciclo de lavagem -, você também garante uma boa economia de água e de energia. Portanto, em vez de recorrer à lavadora com muita frequência, tente reunir uma quantidade grande de peças sujas (suficiente para encher a máquina) para lavá-las juntas, ok?

Não use ciclos longos sem necessidade

O segredo para usar a máquina de lavar da forma correta (e sem gastar muita energia) é descobrir o jeito certo de lavar cada tipo de roupa - algumas devem ser lavadas em ciclos longos, por exemplo, enquanto outras já ficam limpas em ciclos curtos. E, para não deixar as peças lavando por mais tempo que o necessário, uma boa dica é prestar atenção no nível de sujeira. As peças levemente sujas, por exemplo, podem ser facilmente lavadas em ciclos rápidos. Assim, você economiza energia e tempo!

Evite usar o modo 'secadora' quando possível

Quem tem uma máquina moderna com a função "secadora" sabe que essa é uma tecnologia bem útil, já que ela permite que as roupas sequem de forma rápida, sem precisar de sol. No entanto, quando se trata de economizar energia, o ideal é que você dê preferência a métodos mais naturais de secagem. Por isso, nossa dica é: pendure as peças em cabides ou varais para que elas sequem com ajuda do sol.

Vale lembrar que mesmo na sombra as roupas já secam, ok? Só vai demorar um pouco mais, mas isso não é um problema! O ideal é recorrer ao modo "secadora" apenas quando for realmente necessário. Assim, você garante uma boa economia de energia.

Tente usar ciclos de água quente com menos frequência

Muita gente gosta de usar ciclos de água quente para lavar e esterilizar bem as roupas. No entanto, essa função demanda muita energia da máquina (tendo em mente que a água precisa ser esquentada para o uso). Por isso, caso a ideia seja realmente economizar energia, o mais indicado é usar água quente apenas quando for realmente necessário - para lavar algumas roupinhas ou itens de bebê, por exemplo, ou até mesmo peças que estejam engorduradas. Na maioria dos casos dê preferência aos ciclos de água fria, ok?

Matérias: Economia do lar

Ver mais