Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como economizar energia ao lavar roupa na máquina
Cuide Bem 04/03/2022

Como economizar energia ao lavar roupa na máquina

Todos buscam respostas de como economizar energia no cotidiano e na hora de realizar as tarefas domésticas não seria diferente. Lavar roupa está na lista de afazeres para cumprir na semana, mas manter as peças limpas com a máquina de lavar pode consumir bastante luz – e água também, claro. Acertar no uso do eletrodoméstico e economizar energia é bom para o meio ambiente e também para aliviar as contas da casa, certo? Portanto, veja agora as melhores dicas para economizar energia ao lavar roupa.

Como economizar energia elétrica na lavagem de roupa em 3 passos

Existem diversas formas de economizar energia ao lavar roupa na máquina e com organização fica mais fácil acertar na higienização do vestuário. Com apenas 3 passos, você consegue diminuir bastante o consumo de luz em casa. É só salvar as dicas abaixo:

1. Acumule peças sujas no cesto de roupa

A melhor maneira de economizar energia na lavagem de roupas é deixar as peças acumularem e estabelecer uma frequência para higienizar as peças. Você pode lavar um cesto cheio a cada três dias, por exemplo, o que ajuda a reduzir o número de lavagens na máquina e não deixa as roupas sujas por muito tempo. Bem organizado, né?

Obs.: lembre-se apenas de separar os itens por tipo de tecido e cor a fim de evitar danos e manchas no vestuário.

2. Faça pré lavagem no balde ou tanque

É fato que peças encardidas ou manchadas exigem um processo de lavagem mais demorado. Para evitar o uso de ciclos longos na máquina de lavar e reduzir o consumo de energia, a dica é apostar em um detergente pré lavagem para dissolver parte da sujeira presente nos tecidos. Deixe os itens de molho no balde ou tanque, enxágue-os e lave-os normalmente em seguida.

3. Evite uso de secadora

Claro que investir em uma secadora facilita a vida de quem mora em apartamentos e não tem área de serviço ou quintal. Só que para acertar como economizar energia, é bom reduzir o uso da função durante a lavagem. Basta bater as peças na máquina e escorrer o máximo de água possível, e deixar os itens terminarem de secar no varal.

Como usar máquina de lavar de maneira econômica

Além de melhorar os hábitos de organização para lavagem das roupas no dia a dia, é fundamental aprender como usar uma máquina de lavar adequadamente para economizar energia. Você pode reduzir e muito o valor da sua conta de luz no fim do mês apenas com atenção a detalhes simples, sabia? Olha só:

Ative modo de economia de energia da máquina de lavar

A maior parte das máquinas de lavar roupa possui um modo econômico que diminui o consumo de energia e água. Ao ativar a função, você reduz o número de ciclos na lavagem para apenas um enxágue completo. Nesse caso, aposte em um lava roupas tripla ação para garantir a limpeza completa dos itens e evite incluir peças muito sujas na máquina sem pré lavagem.

Quantidade correta de produtos previne dupla lavagem

Acertar como usar máquina de lavar roupa para economizar energia também depende de fatores como a quantidade de produtos, sabia? Para evitar que as roupas continuem sujas e com mau odor, use entre meia e uma tampa inteira de sabão líquido e amaciante para cada máquina cheia. Assim, você garante que não precisará lavar as peças novamente e executa como economizar energia elétrica perfeitamente.