Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como economizar com o ar-condicionado? As dicas para não gastar mais energia que o necessário
Meu Lar 21/01/2020

Como economizar com o ar-condicionado? As dicas para não gastar mais energia que o necessário

Tem coisa melhor que ficar no ar-condicionado nos dias mais abafados? Aquela sensação de chegar em casa e ficar no quarto geladinho é impagável! O único problema é que, se você não tomar as devidas providências, é possível que a conta de luz venha bem mais cara que o normal. Para te ajudar nesse assunto, nós separamos dicas para economizar com o ar-condicionado e, assim, não gastar mais energia que o necessário. Dá uma olhada!

Mantenha o aparelho sempre limpo

Se você quer que o ar-condicionado funcione 100% bem (sem consumir muita energia), é importante mantê-lo sempre limpo. Filtros sujos impedem o ar de circular livremente e forçam o aparelho a trabalhar, o que aumenta o consumo de energia.

Por isso, a nossa dica é lavar o filtro sempre que possível: coloque-o na água corrente e use uma esponja com sabão neutro para remover bem as impurezas. Depois, seque com um pano e encaixe novamente no aparelho. Não tem erro!

Certifique-se de que as portas e janelas estão fechadas

Não adianta ligar o ar-condicionado e deixar as porta e janelas abertas, certo? Antes de ligar o aparelho, feche todas as esquadrias para evitar que o ar quente da rua entre no ambiente. Caso você acabe esquecendo, o ar-condicionado gastará mais energia para deixar o local na temperatura desejada. Então fique ligado, ok?

Tente manter o aparelho em uma temperatura entre 22°C e 24°C

Você sabia que a temperatura escolhida interfere no consumo de energia do aparelho? Caso você selecione uma temperatura muito baixa (17°C, por exemplo) o consumo do ar-condicionado será bem maior, pois ele trabalhará mais para refrigerar o ambiente. Para economizar, a nossa dica é manter a temperatura sempre entre 22°C e 24°C. Assim, você não gasta energia de forma desnecessária e, ao mesmo tempo, fica em um cômodo bem fresquinho.

Evite ligar/ desligar o aparelho com muita frequência

Algumas pessoas têm o hábito de desligar o ar-condicionado por breves períodos, achando que isso ajuda a economizar energia. Mas é exatamente o contrário, sabia? Quando você desliga o aparelho e, depois de pouco tempo, liga novamente, o gasto de energia é bem maior (tendo em mente que o ar-condicionado precisa refrigerar o local novamente).

Então, caso você tenha que se ausentar do cômodo por pouco tempo (30 minutos, por exemplo), o ideal é deixar o aparelho ligado direto, em vez de ficar nesse “liga/ desliga” que acaba sendo bem mais custoso.

Mantenha as cortinas fechadas para evitar o calor do sol

Pode parecer algo simples, mas essa dica é realmente superimportante! Após fechar as janelas e ligar o ar-condicionado, o ideal é também fechar as cortinas para evitar que o calor do sol aqueça o ambiente. Assim, o ar-condicionado se esforça menos para refrigerar o local, garantindo economia de energia. Bem simples, né?

Produtos relacionados