Organização

Como dobrar roupas e evitar que elas amassem no armário

Camisas sociais estão entre as peças que mais amarrotam no armário, e por isso é preciso dobrá-las da forma certa
Camisas sociais estão entre as peças que mais amarrotam no armário, e por isso é preciso dobrá-las da forma certa

Você sabia que existe um jeito certo de dobrar as roupas para evitar que elas amassem no armário? Desde camisetas comuns às clássicas camisas sociais que amarrotam com extrema facilidade, nós separamos as principais dicas de como dobrar as peças para nunca mais (ou, pelo menos, quase nunca) ter que passá-las novamente na hora de usar. Dá uma olhada na matéria!

Como dobrar camisa social?

A camisa social é o tipo de roupa que forma dobras e rugas facilmente se não estiver bem esticadinha no cabide do armário. Mas você sabia que até mesmo ela pode ser dobrada da forma certa? Para aprender como fazer isso direitinho, vamos por partes!

Primeiro, passe a camisa com um produto que consiga amolecer as fibras da roupa para deixá-la bem macia e facilitar o processo, como o passa fácil. Em seguida, feche todos os botões e ponha a peça esticada e virada ao contrário (com os botões para baixo) sobre uma superfície plana (pode ser em cima do colchão, por exemplo).

Depois, coloque uma revista em cima da camisa para usar como base, posicionando-a logo abaixo do colarinho na posição vertical. Feito isso, dobre a lateral esquerda da camisa até a marca da revista (dobrando também a manga esquerda para que ela acompanhe a dobra), repita o mesmo procedimento com o lado direito e ajeite a blusa para deixá-la bem esticadinha. Depois de dobrar as duas laterais, a camisa deve estar no formato de um retângulo.

Para terminar, faça uma dobra pequena no lado inferior da camisa (que está sobrando) até a altura da revista para diminuir o retângulo e, depois, dobre mais uma vez até a marca da gola formando um quadrado. Vire a camisa novamente para você (com os botões para cima), ajeite a gola da blusa e pronto! Basta puxar a revista delicadamente (pelo vão que acabou se criando com as dobras) e guardar a sua camisa social dentro do armário.

Dica: Se estiver com alguma viagem programada, você também pode levar a camisa na mala de viagem desse jeitinho, assim ela não corre o risco de ficar amarrotada.

Para guardar as roupas sem amassar e otimizar o espaço do armário, aprenda como dobrar camisetas em rolos

A técnica de enrolar as blusas é um dos principais truques para ganhar mais espaço em armários pequenos. Mas, você sabia que ela também ajuda a não amarrotar as roupas se for feita da forma certa? Para dobrar as camisetas em rolos (ou em tubinhos), siga o seguinte passo a passo:

Primeiro, apoie a camisa sobre uma mesa ou sobre um colchão e dobre mais ou menos 5 dedos da parte debaixo da blusa (contrária a gola) para o lado do avesso. Depois, com a blusa ainda esticada e aberta sobre a superfície, dobre a lateral esquerda da camisa (junto com a manga) até a altura da gola. Faça o mesmo com a lateral direita, tomando como linha de dobra o fim da gola e dobre também as mangas para dentro. 

Quando a camisa estiver no formato de um retângulo, gire a blusa (virando a gola para você) e comece a enrolar como se fosse fazer um tubinho. No final, vai sobrar uma espécie de "envelope" que é a parte debaixo da blusa dobrada ao avesso - basta desfazer esse envelope e finalizar a dobra "fechando" o tubinho.

Dica bônus: lembre-se que o amarrotado começa na lavagem 

Por incrível que pareça, prestar atenção na lavagem é o primeiro passo para evitar que as roupas fiquem amarrotadas! Nesse caso, a dica é dar preferência a amaciantes de algodão e sabões (ou lava roupas) neutros para deixar com uma maciez extra no tecido e não precisar perder tanto tempo na hora de passar as roupas.

Matérias: Organização

Ver mais