Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como desinfetar a casa e evitar a contaminação de vírus e bactérias
Meu Lar 25/03/2020

Como desinfetar a casa e evitar a contaminação de vírus e bactérias

Manter a casa sempre limpa e livre de microrganismos demanda alguns cuidados, não é mesmo? Não são todos os produtos de limpeza, por exemplo, que servem para eliminar vírus e bactérias das superfícies. Por isso, é muito importante fazer uma faxina planejada, usando os produtos certos. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como fazer uma limpeza profunda na casa para eliminar os germes. Confira!

Recorra à solução de água + detergente neutro

Engana-se quem pensa que detergente serve apenas para lavar louça e eletrodomésticos (como fogão). Esse produto de limpeza é bem versátil, pode ser usado em diferentes superfícies e consegue eliminar vírus e bactérias presentes nos objetos.

O que pode ser lavado com detergente neutro?

Eletrodomésticos e superfícies de inox

Faça uma solução de água com detergente neutro para limpar o fogão, a pia, a bancada de inox e as paredes da cozinha. Use o lado macio da esponja para esfregar e, depois, passe um pano seco.

Pisos e paredes

Azulejos de uma forma geral podem ser lavados com a solução de água + detergente. Assim, você elimina os microrganismos da superfície e remove manchas de gordura e outras sujeiras. Use uma esponja (ou pano) para esfregar e, depois, passe uma flanela limpa e seca.

Vidros de mesas e janelas

Para remover marcas de dedos, gorduras e outras sujeiras do vidro, a solução com detergente neutro também é superindicada. Com o lado macio da esponja, esfregue bem a superfície e, depois, basta passar um pano para tirar o produto.

Obs.: você também pode usar um pano umedecido com álcool para tirar sujeiras de superfícies de vidro. No entanto, a solução com detergente é a mais eficiente para eliminar vírus e bactérias. Lembrando que o álcool líquido superior a 54° GL (produto mais indicado para matar microrganismos) não costuma estar liberado para venda no Brasil. Neste caso, invista no álcool gel 70%, que também é muito eficaz.

Sofás e poltronas de couro

Com o lado macio da esponja, esfregue a superfície de poltronas, sofás e cadeiras de couro. O ideal, neste caso, é usar uma quantidade maior de detergente e menos água, para não estragar o material. A nossa dica é umedecer a esponja de leve, colocar o detergente e apertar para formar espuma. Depois, esfregue o couro (use uma escova, se julgar necessário) e, logo em seguida, passe um pano seco para remover o produto. Assim, você elimina possíveis vírus e bactérias que estejam no material.

Maçanetas e objetos metalizados

Para eliminar bactérias, vírus e outros microrganismos de maçanetas (que são muito acessadas no dia a dia), prepare uma solução de água quente com detergente neutro e esfregue bem. Depois, é só usar um pano limpo para secar. O mesmo serve para outros objetos metalizados da casa, como puxadores de móveis ou lixeiras.

Use desinfetante para limpar os pisos

Outra sugestão para limpar os pisos da casa é recorrer ao desinfetante – que, além de cumprir o mesmo papel do detergente neutro (eliminando vírus e bactérias), também deixa um aroma agradável nos cômodos. Em um balde, prepare uma solução de água com desinfetante. Molhe um pano de chão, torça o excesso de água e, com a ajuda de um rodo, esfregue por todo o piso.

Obs.: Antes de aplicar o desinfetante, o ideal é tirar o excesso de poeira com uma vassoura ou aspirador de pó.

Lave o banheiro com água, sabão neutro e use água sanitária para lavar o interior do vaso

Fazer uma lavagem no banheiro também é importante para eliminar germes e microrganismos nocivos à saúde. Para isso, nada melhor que uma boa limpeza com água e sabão neutro! Lave os pisos, as paredes, o box, a torneira e não se esqueça de dar uma atenção especial para o vaso sanitário. Neste caso, a nossa dica é despejar um pouco de água sanitária na água e nas laterais da parte de dentro do vaso para eliminar bem as bactérias e desinfetar ao máximo. Assim não tem erro!