Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como desgrudar chiclete da sola do sapato?
Cuide Bem 19/12/2019

Como desgrudar chiclete da sola do sapato?

Todo mundo já passou por alguma situação chata envolvendo o chiclete, mas poucas são tão clássicas como esta: o dia em que você estava andando na rua distraído, pisou na gosma sem querer e só se deu conta quando o seu sapato começou a grudar levemente no chão. Com certeza muitas pessoas se identificam com essa situação! E o pior de tudo é que a parte mais difícil só começa quando você chega em casa e tenta desgruda-lo. Que tal acabar colocar um fim nesse sufoco e ficar 100% preparado na próxima vez que isso acontecer? Dá uma olhada nas dicas que a gente separou para te ajudar nessa tarefa!

Endureça o chiclete com gelo para facilitar a remoção

Você sabia que uma das melhores maneiras de acabar com o grude do chiclete é deixando ele endurecido? E isso só é possível se você resfriar a sola do seu sapato. Para executar essa tática perfeitamente, pegue uma sacola plástica (pode ser aquelas de mercado mesmo), algumas pedrinhas de gelo e o sapato afetado.

Primeiro, preencha a sacola com a o gelo e aplique-a sobre a sola do sapato, posicionando bem em cima do chiclete. Pressione o gelo por um tempo e em seguida deixe agir por alguns minutos. Quando você perceber que a goma está endurecida, raspe-a da sola com uma espátula e pronto! Seu calçado estará limpo novamente.

Obs.: Se ainda permanecer alguns resquícios, aplique um pouco de detergente sobre o local e tente mais uma vez removê-los com a espátula.

Apele para um método mais radical: envolva o seu tênis em um saco hermético e o coloque no freezer

Ainda nessa linha de baixas temperaturas: se você quiser optar por algo ainda mais eficiente, coloque o seu calçado em um daqueles sacos de zip lock, aperte o plástico contra o chiclete até que ele fique bem grudadinho (esse é a parte mais importante do processo!) e o coloque diretamente dentro do freezer por pelo menos uma hora.

O último passo é retirar o calçado do congelador e remover o saco com cuidado. Assim, a goma já estará endurecida e ficará grudada no plástico, saindo junto com ele.

Remova a goma de mascar com um pouco de lubrificante automotivo

Sim, o óleo que você utiliza para lubrificar o motor do seu carro é super eficiente quando se trata da remoção do chiclete de uma superfície. E pode ficar tranquilo que o método é bem simples: tudo o que você precisa é borrifar o lubrificante por toda a sola do seu sapato (não apenas na goma de mascar), deixar o produto agir por 1 ou 2 minutos e limpar a área com algumas folhas de papel toalha.

Se o procedimento não funcionar, repita-o mais uma vez. Mas atenção! Tenha muito cuidado ao aplicar o produto para não manchar o seu sapato – sobretudo se ele for de tecido. Se quiser se sentir mais seguro, crie uma cobertura de proteção envolta do sapato com folhas de jornal.

Utilize um removedor de esmaltes para ajudar a desgrudar o chiclete

Esse é outro método simples e bem fácil de retirar grude, basta ter um daqueles vidrinhos de acetona em casa! Com um pano multiuso ou uma toalha de papel umedecidos pela substância, esfregue a goma na direção contrária do sapato até que ela se desprenda. Se não funcionar pela primeira vez, umedeça mais o seu pano e tente novamente.

Veja mais