Limpeza

Como desentupir pia: conheça os produtos que podem ajudar

Para desentupir pia de cozinha ou banheiro, uma boa dica é usar bicarbonato de sódio, vinagre e água quente
Para desentupir pia de cozinha ou banheiro, uma boa dica é usar bicarbonato de sódio, vinagre e água quente

É muito chato se deparar com uma pia entupida com restos de comida, gorduras e outras sujeiras, né? Por isso, é muito importante tomar certos cuidados na hora de lavar louça - lembre-se de limpar o prato antes (jogue restos de comida fora) e também de deixar uma peneirinha no ralo, por exemplo. Mas ainda assim, é possível que com o tempo o cano venha a entupir. Para te ajudar, nós separamos dicas de como desentupir pia de cozinha ou banheiro usando truques e misturas caseiras bem eficientes. Vale a pena conferir!

Como desentupir pia com diferentes truques e produtos de limpeza

Além de contar com o desentupidor, que é um utensílio realmente indispensável, você pode recorrer a algumas misturas mágicas feitas em casa. Vinagre, bicarbonato de sódio e detergente de cozinha, por exemplo, são produtos que conseguem dissolver gorduras e desobstruir o encanamento com relativa facilidade. Mas, para isso, você precisa saber como usá-los! Confira as nossas dicas para não errar nesse processo:

Pia entupida: o que fazer de imediato?

Caso a pia fique entupida com restos de alimentos, o primeiro passo é tentar removê-los de forma imediata. Você pode tentar tirar com as mãos, se possível, ou até usar um talher ou pinça caso a obstrução esteja mais fora de alcance. Em muitos casos, é possível tirar esses resíduos manualmente com facilidade. Mas, caso isso não seja possível, não precisa se preocupar! Você pode recorrer ao desentupidor e, se necessário, a algumas misturas desengordurantes.

Como desentupir pia de cozinha engordurada

Quando a tubulação da cozinha fica muito engordurada, é possível que o escoamento da água e de pequenos resíduos fique prejudicado, o que pode causar entupimentos maiores. Nesse caso, a melhor opção é recorrer à mistura de água quente com detergente neutro, que é capaz de dissolver as gorduras e fazer uma boa lavagem no cano.

Comece fervendo 2 litros de água, adicione 2 colheres de sopa de detergente neutro Qualitá e agite suavemente a solução. Em seguida, despeje a mistura aos poucos no ralo da pia - é importante que você faça isso devagar, para que a água quente passe por todo o cano e consiga de fato dissolver as sujeiras acumuladas. Se necessário, repita o procedimento. No final, você vai perceber que o escoamento da água fica bem mais rápido.

Pia de cozinha entupida com comida: use um desentupidor

Caso haja restos maiores de comida na tubulação, não tem como fugir do desentupidor! Nesse caso, o mais seguro é tentar tirar o alimento antes de usar uma solução desentupidora. Para isso, posicione o desentupidor bem no ralo e faça movimentos rápidos para baixo e para cima. Assim, é possível puxar os resíduos para cima ou então movê-los no cano, o que já ajuda bastante no processo de desobstrução. Faça um teste para ver se a drenagem da água está normal; caso ainda esteja obstruído, use uma solução desengordurante para finalizar a tarefa.

Como desentupir a pia da cozinha com vinagre e bicarbonato de sódio

Considerado um tipo de mistura mágica bem eficiente, o vinagre com bicarbonato de sódio tem um forte potencial desengordurante - é ótimo para tirar manchas de roupas, estofados, tirar cheiros fortes, desentupir ralos, pias, vasos, lavar pisos e por aí vai. Quando se trata de remover sujeiras, gorduras e até restos maiores de comida da pia - tanto de cozinha quanto de banheiro -, essa solução acaba sendo uma das mais indicadas.

Aqui, é importante que você despeje o bicarbonato de sódio e o vinagre separadamente, para que a reação química ocorra dentro da tubulação. Para isso, você vai precisar de: 1 xícara de bicarbonato de sódio Qualitá, ½ xícara de vinagre Qualitá, 1 pano de prato, 2 litros de água fervida.

Primeiro, despeje o bicarbonato aos poucos na tubulação. Em seguida, jogue o vinagre aos poucos (para a reação química ocorrer) e tampe o ralo com o pano de prato. Assim, você isola a solução e evita que restos de comida sejam lançados para cima.

Espere 30 minutos para que a mistura de vinagre + bicarbonato limpe bem o encanamento e desobstrua possíveis focos de gordura ou acúmulos de alimentos. Passado esse tempo, jogue a água fervida aos poucos e prontinho! Essa é considerada uma das técnicas mais eficientes para desentupir pia.

Como desentupir pia de cozinha muito entupida: soda cáustica pode ser necessária

A mistura de vinagre com bicarbonato de sódio não funcionou 100%? Então talvez seja necessário recorrer a um produto mais agressivo, capaz de desobstruir qualquer tubulação. A soda cáustica (hidróxido de sódio) é bastante corrosiva e também tóxica para a pele. Por isso, ao manuseá-la, é importante que você esteja usando luvas de proteção e outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) se possível.

Jogue a soda cáustica cano abaixo e espere alguns minutos para que ela consiga dissolver e desobstruir o cano por completo. Lembre-se de ler as instruções presentes na embalagem no produto para não cometer nenhum erro, ok? Vale destacar que alguns problemas também demandam a atenção de um encanador. Por isso, caso você não consiga resolver o entupimento por conta própria ou seja um problema muito recorrente, a nossa dica é buscar a ajuda de um profissional especializado.

Matérias: Limpeza

Ver mais