Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como desentupir pia de cozinha: 13 métodos e dicas para prevenir
Meu Lar 07/02/2024

Como desentupir pia de cozinha: 13 métodos e dicas para prevenir

Manter a casa em ordem é um desafio que todo mundo que cuida de um lar passa diariamente. Por exemplo, quem nunca enfrentou aquele momento tenso em que a água da louça simplesmente se recusa a escoar, e tudo o que nos resta é encontrar formas de como desentupir pia de cozinha?

É seu caso? Calma! A pia entupida pode parecer um pesadelo, mas a verdade é que com as estratégias certas, você pode solucionar este inconveniente de forma simples e rápida.

Por isso, neste guia completo, você encontrará 13 dicas para desentupir a pia da cozinha. Ah, além disso, também separamos alguns cuidados para evitar futuros entupimentos. OK?
Veja só!

Como desentupir pia de cozinha?

A seguir, confira as principais soluções para o problema:

1. Desentupidor manual

Comece com o básico: use o desentupidor, fazendo movimentos de sucção vigorosos para criar pressão e liberar o entupimento. Assim, é possível puxar os resíduos para cima ou movê-los no cano, simplificando o processo de desobstrução.

Depois, faça um teste para ver se a drenagem da água está normal (caso ainda esteja obstruído, talvez seja preciso usar uma solução desengordurante para finalizar a tarefa).

2. Água quente com detergente

Por falar em desengordurante, um clássico que nunca falha é a mistura de água quente com detergente, que é indicado para casos em que o problema é gordura na tubulação, e não pedaços de comida.

Para isso, misture dois litros de água quente com duas colheres de sopa de detergente. Despeje aos poucos no ralo, deixe agir por alguns minutos e, depois, solte água para enxaguar.

Leia mais: Saiba como tirar manchas de gordura

3. Bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura de vinagre e bicarbonato de sódio é uma ótima aliada da faxina de casa, especialmente para se livrar de diferentes tipos de manchas no chão e nas roupas. Mas, esse mix também é excelente para desentupir a pia:

  1. despeje meia xícara de bicarbonato de sódio no ralo;
  2. na sequência, meia xícara de vinagre;
  3. cubra e aguarde 15 minutos antes de enxaguar com água quente.

4. Solução de sal e água quente

Outro mix bastante útil é a de meia xícara de sal em ao menos um litro de água quente. É só misturar e despejar no ralo. Deixe agir por alguns minutos e enxágue com água quente ou fervente.

Solução de sal e água quente usada para desentupir pia de cozinha

5. Limão e sal

Ainda no quesito combinações químicas, uma dica é usar limão com sal. Corte um limão ao meio, salpique sal sobre uma das metades e esfregue essa metade no ralo. O ácido do limão ajuda a quebrar os resíduos.

6. Gancho de encanamento

Para tentar desobstruir a tubulação, uma forma interessante é ter um arame com uma ponta dobrada, que pode ser inserida no ralo para remover detritos que estejam obstruindo o fluxo de água.

7. Cabo de mola

Um cabo de mola flexível pode ser inserido no ralo para alcançar entupimentos mais profundos. Gire-o levemente para quebrar e remover obstruções.

8. Aspirador de pó

Se o entupimento estiver próximo à superfície, tente usar um aspirador de pó (preferencialmente que seja compatível com líquidos) para sugar os detritos.

9. Desentupidor a ar comprimido

Utilizar ar comprimido para liberar entupimentos teimosos também é uma opção. Mas cuidado, certifique-se sempre de seguir as instruções do fabricante do aparelho.

Mãos de uma pessoa desmontando o sifão de uma pia de cozinha para realizar a limpeza e desentupi-la

10. Desmontagem e limpeza do sifão

Em casos mais complexos, desmontar o sifão pode ser a solução. Lembre-se de ter um balde para a água que irá escorrer. Às vezes, é só tirar de lá alguma coisa que ficou presa e que está impedindo a água de descer corretamente.

É bom lembrar que se isso aconteceu é porque alimentos ou pequenos objetos podem ter caído ralo abaixo, então o ideal é ter atenção para evitar que isso aconteça.

11. Compressa de pano quente

Essa dica parece impossível, só que ela funciona bem: coloque um pano de pia em água quente, torça-o e aplique sobre o ralo. Isso ajuda a amolecer gorduras e resíduos.

12. Soda cáustica (com cuidado)

Em casos mais difíceis de solucionar, use um desentupidor químico como a soda cáustica (como último recurso). Mas cuidado: o produto é bem corrosivo, podendo queimar a sua pele. Por isso, para evitar qualquer tipo de dano a você ou à tubulação, é importante ler atentamente as instruções da embalagem do produto. Lembre-se de utilizar luvas e ventilar bem o ambiente.

13. Chame um profissional

Se todas as tentativas falharem, não hesite em chamar um encanador profissional. Ele tem as ferramentas e experiência necessárias para resolver entupimentos difíceis e pode ser realmente a melhor opção para desentupir o encanamento de forma assertiva e sem danos à estrutura.

Homem debaixo de uma pia de cozinha mexendo no sifão para desentupi-la de forma profissional.

Quais são as dicas para prevenir entupimento da pia?

Agora que você já sabe como desentupir pia de cozinha, que tal ver como evitar este problema? Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. Então, aqui estão algumas dicas para manter sua pia funcionando sem problemas:

1. Evite descartar resíduos sólidos no ralo

Restos de comida e gordura devem ser descartados no lixo, não no ralo.

2. Use uma peneira no ralo

Isso evitará que partículas maiores entrem no encanamento.

3. Limpe regularmente o ralo e o sifão

Remova e limpe o sifão da pia regularmente para evitar acúmulo de detritos.

4. Despeje água quente regularmente

Despeje água quente no ralo, uma vez por semana, para ajudar a prevenir obstruções.

5. Fique atento a sinais de entupimento

Se a água demorar a escoar, tome medidas imediatas para evitar que o entupimento piore.

6. Mantenha um desentupidor manual à mão

Ter um desentupidor à disposição permite ação rápida quando necessário.

7. Evite o uso excessivo de produtos químicos

O uso constante de desentupidores químicos pode corroer os canos. Prefira soluções naturais sempre que possível.

Com estas dicas de como desentupir pia de cozinha nunca foi tão fácil fazer o serviço, não é? E fique de olho, pois manter uma rotina de prevenção para evitar futuros entupimentos é o caminho para descomplicar de vez sua vida.

Certamente, com um pouco de cuidado, sua casa será um oásis de tranquilidade. E se precisar de ajuda profissional, não hesite em chamar um encanador. Às vezes, este é o caminho mais prático e rápido para viver de um jeito mais fácil!