Economia do lar

Como desentupir fogão cooktop

Para evitar ter que desentupir fogão cooktop é importante manter a limpeza do aparelho em dia
Para evitar ter que desentupir fogão cooktop é importante manter a limpeza do aparelho em dia

Está com o fogão cooktop entupido e quer resolver o problema sem gastar muito dinheiro com manutenção? É comum se deparar com problemas relacionados ao mau funcionamento de aparelhos e eletrodomésticos. Porém, isso não significa que eles não podem mais ser utilizados ou apresentam defeitos permanentes dignos de assistência técnica. Se alguma das bocas de seu fogão não está funcionando, calma! Nós trouxemos algumas dicas de como desentupir fogão cooktop em passos simples!

1. Retire a sujeira superficial e as peças das bocas entupidas

Conhecido popularmente como fogão de mesa, este dispositivo passou a fazer parte da cozinha moderna por sua praticidade e mobilidade. A não ser que você tenha um modelo por indução, é normal que seu cooktop tenha bocas obstruídas por gordura após certo tempo de uso.

O primeiro passo para desentupi-lo é limpar a superfície do fogão. Para evitar ainda mais sujeira que possa impedir o fluxo de gás, retire todos os restos de alimentos e excesso de gordura do dispositivo. Você pode usar a parte lisa de uma esponja ou um pano não áspero com um pouco de desengordurante para evitar arranhões. Após isto, tire as tampas e queimadores sem preocupações.

2. Utilize um alicate para remover o bico injetor

Quanto antes você perceber que a boca do seu fogão está entupida, menos gás você gasta. Logo após retirar todas as peças, você vai perceber uma pequena peça amarela com um furo no meio. O bico injetor é o responsável por impedir a passagem do gás na hora que o cooktop é ligado. Ele é preso em forma de rosca no interior da boca fogão. Por isso, será necessário usar um alicate para retirá-lo e permitir a limpeza.

3. Limpe completamente o bico injetor com uma agulha desentupidora ou um palito de dente

O bico injetor tem um pequeno canal por onde o gás passa. É preciso adquirir uma agulha ou um palito de dente para desentupi-lo. Com auxílio de um desses itens, empurre a gordura para fora da peça repetidas vezes.

Em seguida, deixe o bico injetor de molho em uma mistura de água e desengordurante para uma melhor higienização. Depois, utilize um pano fino e empurre-o com o palito de dente ou a agulha pelo buraco para retirar completamente os resíduos presos.

4. Haste flexível auxilia na limpeza do interior da boca do fogão

Como a gordura alcança as partes mais internas do dispositivo, o tempo de vida útil do cooktop pode ser prejudicado. Isso porque a crosta de sujeira fica cada vez mais difícil de ser removida após um longo período de uso sem limpeza. Por isso, não se esqueça de limpar também o interior da boca do fogão.

Use uma haste flexível para retirar parte das sujeiras acumuladas. Repita quantas vezes julgar necessário para desentupir a boca por completo. Você também pode utilizar a agulha desentupidora com um pano, como no passo do injetor.

5. Higienize as grades, tampas e queimadores do cooktop com frequência

As peças do fogão regularmente acumulam gordura e influenciam na obstrução do fluxo de gás do cooktop conforme você o utiliza. Se você quer impedir que seu dispositivo apresente o mesmo problema repetidas vezes, lembre-se de fazer limpezas frequentes com um desengordurante.

Matérias: Economia do lar

Ver mais