Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/10/2020

Como desenformar bolo sem quebrar

O bolo já está devidamente assado, bem fofinho e cheiroso, e chegou a hora de desenformar! Aí bate aquele receio de acabar rachando ou até quebrando sem querer a massa, não é mesmo? A boa notícia é que tomando os cuidados necessários (tanto na hora do preparo da massa quanto na hora de desenformar) é possível virar o bolo de forma ilesa. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos uma matéria ensinando como desenformar bolo com maestria. Confira!

Principais dicas de como desenformar bolo de forma segura

A primeira coisa que você precisa saber é que, para desenformar o bolo com segurança, é necessário tomar alguns cuidados já no preparo da massa. Dá uma olhada nas principais dicas:

1. Unte a forma com manteiga e farinha ou use papel manteiga

Depois de preparar a massa do bolo (atentando para não errar as medidas dos ingredientes), você deve untar devidamente a forma. Para isso, comece passando manteiga no fundo e nas laterais usando um pincel ou papel toalha e, então, despeje um pouco de farinha de trigo e espalhe bem. Depois, bata um pouco na forma para tirar o excesso de farinha, despeje a massa e leve para assar. É muito importante passar a manteiga em todos os cantos do recipiente para que a massa não corra o risco de grudar em nenhum ponto.

Caso você queira garantir que o bolo solte 100% e não cole de forma alguma na forma, a melhor dica é recorrer ao papel manteiga. Neste caso, coloque o papel no fundo da travessa e unte normalmente por cima (com manteiga e farinha). Despeje a massa e coloque para assar no forno. Na hora de virar, você vai ver que nenhum pontinho da massa fica grudada. Depois é só tirar o papel e prontinho! Bem simples, né?

2. Espere a massa amornar e passe uma faca nas laterais da forma

Outra dica importante para desenformar o bolo com perfeição é esperar a temperatura ideal. A massa deve estar morna (não quente e nem fria) para que solte da forma com mais facilidade. Além disso, assim que o bolo amornar, você deve passar uma faca sem serra ou espátula nas laterais para soltar a massa e facilitar o trabalho.

3. Coloque o prato ou a bandeja em cima da forma e vire em seguida

Após esperar amornar e soltar bem a massa da forma, é necessário virar o bolo de forma correta. Para isso, apoie o prato (ou a bandeja) em cima do bolo e, em seguida, é só virar para que a massa solte da forma e fique apoiada na nova superfície. Você pode decorar o bolo com diferentes caldas, glacês e até mesmo toppings (como granulados e confetes de chocolate).