Lavanderia

Como desencardir toalha de banho e evitar que o problema se repita

Para desencardir toalha de banho, o ideal é lavá-la na máquina (ou no tanque) com vinagre branco e água quente
Para desencardir toalha de banho, o ideal é lavá-la na máquina (ou no tanque) com vinagre branco e água quente

Sair do banho e se secar com uma toalha bem macia (e de boa absorção) faz toda a diferença, né? O problema é que, com o passar do tempo, caso não seja lavada de forma correta e receba os devidos cuidados, a toalha pode acabar ficando encardida, áspera e com algumas manchas por toda a sua extensão. Para te ajudar nesse quesito, nós preparamos uma matéria ensinando como desencardir toalha de banho em poucos passos e usando os produtos de limpeza certos. Confira!

Dicas de como desencardir toalha de banho

Lave as toalhas separadamente

Antes de tudo, é importante destacar que as toalhas de banho devem ser lavadas separadamente - nunca junto com outras roupas ou tecidos. Assim, é possível evitar que elas fiquem manchadas, com bolinhas ou desgastadas com o passar do tempo. Além disso, lembre-se de separar as toalhas coloridas das brancas (ou mais claras) para fazer uma lavagem à parte.

Passo a passo de lavagem da toalha de banho

A principal dica para evitar que a toalha fique áspera ou encardida a longo prazo é incluir vinagre branco no processo de lavagem. O ideal, inclusive, é usar esse produto no local do amaciante (assim, é possível tirar cheiros fortes e impedir possíveis manchas no tecido). O que muita gente não sabe, por exemplo, é que o amaciante tende a deixar as fibras das toalhas mais secas e impermeáveis - por isso, precisa ser evitado durante a lavagem. Confira o nosso passo a passo para limpar toalha encardida:

1. Coloque as toalhas na máquina de lavar (ou em um balde) e preencha com água quente;

2. Adicione 250 ml de vinagre branco e programe um ciclo de lavagem;

3. Terminado o ciclo de lavagem, adicione o sabão, ½ xícara de bicarbonato de sódio (opcional) e mais água quente;

4. Execute mais um ciclo de lavagem e, quando terminar, deixe a toalha secar bem. O ideal é recorrer à secadora ou então deixá-la bem estendida no varal, até que seque completamente. Prontinho!

Obs.: Caso a mancha de encardido não saia por completo, faça uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, aplique diretamente no local sujo, esfregue com uma escova de cerdas macias (para não estragar a toalha) e, depois, lave a toalha normalmente. Pode apostar que funciona superbem!

Matérias: Lavanderia

Ver mais