Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como desencardir pano de prato e se livrar das manchas e do amarelado
Cuide Bem 14/04/2020

Como desencardir pano de prato e se livrar das manchas e do amarelado

O pano de prato é um dos acessórios de limpeza mais requisitados da cozinha. É inevitável: quanto mais cozinhamos em casa, mais sujo ele fica. Sem contar que, com o passar do tempo, a tendência é que ele comece a ficar amarelado e encardido. Por isso, nós separamos as melhores dicas de como manter o seu pano de prato limpo por mais tempo e se livrar das manchas amarelas que surgem eventualmente. Confira!

Lave o pano de prato separadamente

Para manter o pano de prato intacto por mais tempo, lave-o separadamente! Assim como as toalhas de banho devem ser colocadas na máquina sem nenhuma outra peça em conjunto, nós devemos criar o mesmo hábito com o paninho. Por isso, lave-os em lavagens isoladas (para evitar a proliferação de bactérias) e preferencialmente com a ajuda do sabão de coco (ele é neutro e funciona como um ótimo desengordurante).

Para remover manchas mais brandas, aposte no detergente

As manchinhas amareladas mais recentes ou superficiais (aquelas que nós tendemos a achar que uma boa lavagem já será o suficiente para removê-las) podem ser removidas com um pouco de detergente neutro. Basta aplicá-lo sobre o tecido ainda seco (sem molhar), esfregar bem a região afetada e colocar o pano de prato de molho em uma bacia com água + sabão de coco em pó bem dissolvido. Deixe agir por mais ou menos 2-3 horas e lave o pano normalmente com água e sabão.

Para desencardir pano de prato branco, misture água sanitária e sabão em pó

Para clarear panos de pratos encardidos ou amarelados, você vai precisar da ajuda de produtos um pouco mais fortes. A solução, nesse caso, é preparar uma mistura de 1L de água, ½ copo sabão em pó (do tipo neutro) e 4 colheres (sopa) de água sanitária em um balde. Primeiro, molhe o pano de prato e esfregue-o por inteiro com um sabão de coco em barra. Depois, leve-o para o balde e deixe-o de molho por pelo menos 4 horas. Se o pano estiver claro novamente, retire-o do molho e enxágue. Caso contrário, deixe por mais 1 hora e enxágue.

Obs.: Essa dica só vale para os panos de pratos que foram brancos ou superclarinhos! A água sanitária funciona como um alvejante poderoso e pode manchar facilmente os panos de pratos coloridos – por isso, use-a com cuidado.

Dica: Quando envolver o uso de água sanitária na limpeza, não se esqueça de colocar luvas!

Manchas antigas podem ser removidas com vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura de bicarbonato de sódio + vinagre é bastante eficaz quando se trata de remover quase todos os tipos de manchinhas. Eles clareiam a peça afetada, eliminam as bactérias e ainda dissolvem a gordura. Tudo o que você precisa é misturar 1L de água com ½ copo de vinagre branco e 1 colher e ½ (sopa) de bicarbonato de sódio em uma bacia. Coloque o pano de prato nessa solução e deixe agir por aproximadamente 2 horas. Depois é só enxaguar e deixar secar naturalmente.

Lembrando que a solução caseira não substitui o uso do tira manchas, produto específico para resolver esse tipo de problema. Na verdade, ela é uma boa ajuda para os momentos que você não tem o produto em mãos.

Veja mais