Lavanderia

Como desencardir meias e deixá-las como novas

Para desencardir meias o ideal é deixá-las de molho em uma solução com bicarbonato de sódio
Para desencardir meias o ideal é deixá-las de molho em uma solução com bicarbonato de sódio

Sabe quando as meias ficam encardidas e com bolinhas por todo o tecido? Isso geralmente acontece quando as peças são usadas há muito tempo e não recebem a lavagem adequada. A boa notícia é que existem formas simples de resolver esse tipo de problema. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como desencardir meias e deixá-las como novas usando os produtos certos. Confira!

Comece separando as peças de acordo com a cor

A primeira coisa que você precisa fazer é separar as meias de acordo com a cor. As coloridas não devem estar junto das brancas para, assim, evitar acidentes que causem possíveis manchas definitivas nas peças. Além disso, é importante que você não vire as peças do avesso na hora da lavagem. Afinal, as sujeiras ficam justamente no lado de fora das meias (principalmente na região da sola) e, por isso, é necessário fazer uma lavagem caprichada nesses locais.

Deixe as meias de molho em uma solução com bicarbonato de sódio

Para desencardir as meias e garantir uma boa lavagem, a principal dica é deixar os pares de molho em uma solução com bicarbonato de sódio. Em um balde, coloque 1 litro de água quente, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de sabão líquido. Agite com a mão e deixe as meias de molho por cerca de uma hora. Em seguida, basta lavar as meias normalmente com sabão e estender. Não tem erro!

Obs.: Vale lembrar que as meias brancas devem ficar de molho em um balde e as coloridas em outro recipiente separado.

Meias brancas podem ser deixadas de molho na água sanitária

Quando se trata de desencardir meias brancas, outra dica interessante é recorrer à água sanitária. Esse produto abrasivo é muito eficiente para eliminar mau cheiro e bactérias, além de conseguir remover a parte encardida com bastante rapidez. Em um balde, coloque 1 litro de água quente e 250 ml de água sanitária. Deixe as meias de molho por cerca de uma hora e, depois, basta lavá-las normalmente com sabão de coco.

Você também pode recorrer ao tira manchas

Caso haja alguma mancha mais profunda (e persistente) nas suas meias, será necessário recorrer ao tira manchas. Aplique o produto diretamente no local manchado, esfregue com uma escova e, então, espere de 20 a 30 minutos. Depois, lave as meias normalmente com sabão e, se julgar necessário, repita o procedimento. Pode apostar que o tecido ficará com aspecto de novo!

Matérias: Lavanderia

Ver mais