Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como desembaraçar cabelo de boneca com produtos que você tem em casa
Cuide Bem 14/05/2020

Como desembaraçar cabelo de boneca com produtos que você tem em casa

Lidar com brinquedos de crianças requer certa manutenção, sabia? Afinal, esses itens também precisam ser lavados e organizados com frequência. As bonecas, por exemplo, tendem a ficar sujas e com os cabelos emaranhados caso não recebam o devido cuidado. A boa notícia é que existem formas simples de resolver esse tipo de problema! Aqui, nós separamos dicas de como desembaraçar cabelo de boneca com produtos de limpeza simples, que você tem em casa. Dá uma olhada!

Use uma solução de água com amaciante

A principal dica para amaciar o cabelo da boneca e, assim, conseguir remover os nós, é recorrer à solução de água com amaciante. Em uma vasilha, coloque 1 tampinha de amaciante e 1 tampinha de água (o ideal é que fique bem concentrado no produto para funcionar bem). Caso a boneca seja maior e tenha mais cabelo, coloque mais amaciante e água na mesma proporção. O ideal é que haja produto suficiente para cobrir todo o cabelo da boneca.

Depois, deixe de molho por cerca de 1 hora e, então, utilize um pente fino para escovar os fios. Caso ainda esteja difícil de escovar, deixe de molho de um dia para o outro – assim, o amaciante terá mais tempo de atuação. Após escovar o cabelo, enxágue bem na água corrente para remover todo o produto e prontinho! Seque com uma toalha e, então, deixe a boneca no sol por um tempo para secar totalmente.

Obs.: O ideal é não usar secador de cabelo, pois o aparelho pode acabar danificando os fios da boneca (que são mais sensíveis)

Recorra ao shampoo infantil e, se necessário, ao condicionador comum

Em vez de recorrer ao amaciante, você também pode usar shampoo infantil e um pouco de condicionador (se necessário) para amaciar os cabelos das bonecas. Neste caso, o processo é bem parecido: em um recipiente, coloque 2 xícaras de água e 1 colher de sopa de shampoo infantil. Em seguida, mergulhe o cabelo da boneca na solução e agite bem. Deixe de molho por 20 minutos, esfregue levemente com os dedos e, depois, enxágue bem na água corrente, até que o shampoo saia completamente.

Caso o cabelo não esteja 100% macio, aplique um pouco de condicionador comum e enxágue em seguida. Seque levemente com uma toalha, até que os fios estejam apenas úmidos. Em seguida, use um pente fino para remover todos os nós e, então, deixe os fios secarem naturalmente. Uma boa dica é deixar a boneca no sol ou, então, pendurá-la de cabeça para baixo em algum local seguro.

Água quente ou fria?

Na hora de lavar os cabelos das bonecas, o mais indicado é geralmente recorrer à água fria – principalmente quando os fios forem ondulados, pois temperaturas altas podem alterar o formato dos fios. No entanto, caso o cabelo da boneca seja bem liso, você pode sim usar água quente para ajudar a remover os nós.

Obs.: Para evitar que os cabelos das bonecas fiquem emaranhados a longo prazo, a nossa sugestão é criar o hábito de escová-los com frequência. Assim, você evita o surgimento de nós e deixa o brinquedo em melhor estado para a diversão das crianças.