Limpeza

Como deixar seu armário de cozinha branco de novo seguindo passos simples

Para deixar o armário de cozinha sempre branco você pode passar uma flanela com um pouco de detergente
Para deixar o armário de cozinha sempre branco você pode passar uma flanela com um pouco de detergente

Sabe quando o armário da cozinha fica com manchas escuras ou amareladas? Isso acontece por conta do acúmulo de gorduras, vapores e poeiras recorrentes no cômodo. Para evitar esse problema, é muito importante que você crie uma rotina de organização e limpeza, usando sempre os produtos certos. Quer aprender a limpar o armário da forma certa? Nós separamos um passo a passo simples com dicas de produtos para deixar o móvel sempre branquinho e com aspecto de novo. Confira!

Preste atenção no material do armário

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar o tipo de material do armário. Existem modelos de MDF, fórmica, madeira maciça, aço e alguns com detalhes envidraçados. Ao identificar o material, você pode fazer a limpeza correta e não corre o risco de usar um produto inadequado.

Com que frequência devo limpar o armário?

Se você tem o hábito de cozinhar todo dia, é provável que as louças e os armários fiquem sujos mais rapidamente. Neste caso, a nossa dica é montar uma rotina bem regrada de limpeza. Você pode passar um paninho superficialmente todos os dias e fazer uma faxina mais pesada uma vez por semana. Quando você mantém uma limpeza frequente, o armário fica com aspecto de novo e continua com a cor original, sem adquirir nenhuma mancha.

Faça uma limpeza diária com pano úmido

Para fazer uma limpeza mais superficial, você pode usar uma flanela macia, levemente umedecida, e passar por toda a parte externa do armário. Assim, você remove todas as sujeiras superficiais e evita que surjam manchas definitivas de gordura. Isso é bem fácil de fazer e não custa muito tempo!

Limpeza semanal deve ser feita com esponja, detergente neutro e produtos específicos

Na hora de fazer a limpeza semanal (que deve ser mais profunda e caprichada), é muito importante usar produtos de limpeza específicos. Para limpar armários de MDF, madeira ou fórmica, por exemplo, você pode usar um pano + uma solução de detergente com água. Comece limpando a parte interna (prateleiras e gavetas) e, por fim, passe na parte externa do armário. Para finalizar, passe um pano seco e prontinho!

No caso de armários com portas de vidros, o ideal é usar o lado macio da esponja com um pouco de detergente para esfregar e remover as marcas de dedos e gorduras que ficam na superfície. Você também pode usar um limpa vidros para finalizar e deixar o vidro brilhando.

Armários de aço, por sua vez, devem ser limpos com um pano umedecido com álcool para desinfetar bem. Você também pode usar sabão neutro diluído em água, mas tomando cuidado para não encharcar a mobília. No final, passe um pano sequinho que não tem erro!

O segredo para deixar o móvel sempre branquinho é justamente manter essa rotina de limpeza bem à risca. Às vezes, nos esquecemos de fazer uma faxina mais caprichada e, por conta disso, pequenas manchas acabam surgindo a longo prazo. Então tente se manter fiel à agenda de faxina, ok?

Matérias: Limpeza

Ver mais