Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como deixar o tênis branco e com cara de novo
Cuide Bem 28/05/2021

Como deixar o tênis branco e com cara de novo

Dá uma peninha sair com o tênis branco para alguns lugares, não é mesmo? Isso porque esse calçado tende a ficar com as sujeiras mais aparentes e, caso não seja limpo regularmente – e com os produtos de limpeza certos -, pode ficar com manchas definitivas. A boa notícia é que existem truques simples que ajudam a resolver esse tipo de problema de forma eficiente. Aqui, nós separamos as melhores dicas de como deixar o tênis branco de novo usando basicamente detergente, bicarbonato de sódio e outros produtos simples.

Afinal, como deixar o tênis branco de novo?

Antes de tudo, o mais importante é atentar ao tipo de material do tênis em questão. Isso porque calçados de couro, por exemplo, são mais vulneráveis à água e aos produtos de limpeza – ou seja, precisam de um maior cuidado de manutenção. Vale destacar, ainda, que o ideal é retirar os cadarços e as palmilhas dos tênis antes de iniciar a lavagem para limpá-los separadamente depois. Aqui, nós separamos dicas certeiras para não cometer erros durante esse processo:

Tênis branco de pano

Para limpar tênis branco de pano não tem muito segredo: primeiro, deixe o par de molho em um balde com 3 litros de água, 1 colher de sopa de detergente neutro (ou de sabão em pó), ½ copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio por 15 minutos. Depois, esfregue o tecido com uma escova, principalmente nos pontos mais sujos, e enxágue na água corrente. Com essa solução, é possível remover todas as manchas e também tirar cheiros fortes que estejam impregnados no tênis.

Tênis branco de couro

Se você está com dúvida sobre como limpar tênis de couro branco, aqui vai uma dica de ouro: umedeça uma esponja ou flanela, adicione umas gotas de detergente neutro (ou sabão neutro) e esfregue as partes sujas do couro. Apenas tome cuidado para não umedecer demais o calçado, ok? Afinal, o couro é bastante vulnerável à umidade, então procure esfregar apenas as partes realmente sujas. No final, passe um pano seco e, se desejar, aplique um produto próprio para couro – assim, você mantém o material hidratado, evitando possíveis rachaduras ou manchas.

Palmilhas e cadarços brancos de tênis

Lavar as palmilhas e cadarços dos tênis também é uma etapa bem importante. Para fazer isso da maneira correta, o ideal é deixá-los de molho separadamente. Em uma bacia, coloque 2 litros de água e 2 colheres de sopa de água sanitária. Deixe os cadarços de molho nessa solução por 15 minutos – caso eles fiquem flutuando, use um peso para mantê-los submersos.

No final, basta enxaguá-los e prontinho! Vale lembrar, no entanto, que a mistura com água sanitária pode ser usada apenas em tecidos brancos. Ou seja, caso os cadarços sejam coloridos, você deve lavá-los apenas com sabão ou detergente neutro, ok? Já para as palmilhas, que podem ter cheiro de chulé, por exemplo, a melhor sugestão é usar uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Aplique a solução, espere 15 minutos, esfregue com uma escova e, então lave com sabão neutro. Por fim, deixe tudo secar em um local arejado e ensolarado.

Veja mais