Lavanderia

Como deixar a roupa cheirosa igual à da lavanderia

Para deixar a roupa cheirosa igual à da lavanderia, a principal dica é usar amaciante na lavagem, mas sempre cumprindo as instruções presentes na embalagem do produto
Para deixar a roupa cheirosa igual à da lavanderia, a principal dica é usar amaciante na lavagem, mas sempre cumprindo as instruções presentes na embalagem do produto

Vestir uma roupa bem cheirosa faz muita diferença, né? Mas não é todo mundo que consegue deixar as peças com aquele odor gostoso de lavanderia - afinal, para isso é necessário seguir alguns truques de lavagem e usar os produtos certos. Para te ajudar, nós separamos dicas de como deixar a roupa cheirosa (com aroma de lavanda, eucalipto, orquídea, floral ou o que preferir) de forma simples. Confira!

Como deixar a roupa cheirosa no dia a dia?

Para garantir que as roupas fiquem sempre limpas e cheirosas, é importante tomar alguns cuidados na hora de armazenar as peças (tanto as sujas quanto as limpas) e também usar produtos aromáticos para deixar aquele cheirinho de lavanderia. Veja as nossas principais dicas:

Não deixe peças úmidas emboladas no cesto

Para começar, é recomendado não deixar roupas molhadas ou muito sujas emboladas dentro do cesto. Afinal, a umidade aumenta as chances de o tecido ficar com mau cheiro ou com fungos e bactérias - o que vai dificultar o processo de lavagem. Peças úmidas devem ficar preferencialmente estendidas em cadeiras ou cabides antes de serem colocadas no cesto junto com as demais.

Use amaciante na lavagem

A principal forma de deixar a roupa com um aroma agradável é usando amaciante durante a lavagem. Mas, para isso, é muito importante não exagerar na quantidade do produto - o mais indicado é seguir as instruções de uso presentes na embalagem, cumprindo as recomendações do fabricante (a quantidade de produto e como diluir) e também despejando o amaciante no compartimento certo da máquina de lavar.

Caso você vá lavar as roupas à mão, o ideal é encher um balde com água, adicionar um pouco de amaciante e deixar as peças de molho por cerca de 10 minutos. Depois, basta tirar, enxaguar, torcer e estender as roupas normalmente.

Deixe as roupas secarem completamente

Outra dica fundamental para garantir que a roupa permaneça com o aroma do amaciante - e não fique com mau cheiro de umidade - é deixá-la secar bem, seja no varal ou na secadora. É importante que você nunca esqueça as roupas molhadas dentro da máquina - assim que acabar o ciclo de lavagem, sacuda as peças e deixe-as bem esticadas para que sequem completamente.

Tome alguns cuidados na hora de guardar as roupas limpas no armário

Depois de lavar bem as peças com sabão e amaciante, você deve guardá-las de forma adequada dentro do armário. Para isso, é fundamental que o guarda-roupa esteja bem limpo - você pode limpar a parte interna com uma flanela e uma solução de água com vinagre branco, por exemplo. Outra dica interessante é colocar produtos anti mofo e até mesmo sachês perfumados nas gavetas e prateleiras para que as roupas se mantenham cheirosas. É bom lembrar que você nunca deve misturar peças sujas e limpas e nem guardar roupas que ainda estão úmidas. Seguindo essas dicas, é possível manter a roupa cheirosa igual à da lavanderia.

Matérias: Lavanderia

Ver mais