Pets

Como dar banho em gato? 5 dicas para facilitar essa tarefa

Saber  como dar banho em gato  em casa aumenta a higienização do felino
Saber como dar banho em gato em casa aumenta a higienização do felino

Apesar dos felinos serem animais independentes que se autolimpam, sempre chega a hora que você precisa saber como dar banho em gato! É uma tarefa que exige cuidados específicos, pois diferentemente dos cachorros, os gatinhos podem ser bem ariscos no processo. O acompanhamento profissional de um veterinário é fundamental durante toda a vida do bichano, especialmente para casos como esse. Agora, descubra se pode dar banho em gato e como concluir a higienização do pet corretamente e de maneira segura!

Consulte veterinário sobre banho em gato antes de mais nada

Afinal, pode dar banho em gato? São muitas questões em torno do assunto, mas a resposta é: sim, banho em gato é permitido! Porém, é importante entender em que momento é mais adequado realizar a higienização. Para isso, a consulta com o veterinário é fundamental. Como especialista, ele vai indicar quais são os produtos ideais para a tarefa, de quanto em quanto tempo a limpeza deve ser feita e também se o felino possui algum tipo de alergia.

O melhor é dar banho em gato apenas em casos de doenças, como seborreia e dermatite, ou quando o pet estiver bem sujo e não conseguir se limpar depois de usar a caixa de areia. Fora isso, o tempo médio entre cada higienização deve ser de 2 meses ou mais. No caso de filhotes, o banho no gato deve ser dado após 4 meses de vida e depois de concluídas todas as vacinas.

Saiba como dar banho em gato em casa

1. Antes de dar banho em gato, apare unhas e tire excesso de pelo do felino

Mesmo que você tenha acabado de adotar um bichinho, deve saber que os gatos não gostam de água, ou pelo menos a maioria deles detesta. Isso torna a tarefa bem difícil, pois os felinos podem ficar bem ariscos durante o processo. Então, para evitar arranhões desnecessários, apare as unhas do pet antes de dar banho em gato.

Aproveite para remover o excesso de pelos também para facilitar a limpeza na água depois. Para se prevenir melhor, você pode usar luvas e blusas de manga comprida a fim de garantir mais proteção!

2. Escolha lugar fechado para evitar fuga do bichano

Na hora de dar banho em gato, o felino pode tentar fugir durante o banho, é normal. Você pode evitar isso ao realizar a higienização em um quarto fechado, pois facilita o resgate do gato caso ele tente escapar. Se puder, peça ajuda de alguém para segurar o gato e agilizar a limpeza.

3. Aproveite para dar banho em pet no momento de tranquilidade do animal

Quanto mais calmo o bichinho estiver, melhor! Dê preferência para momentos em que o animal estiver mais tranquilo ou mesmo cansado após algumas brincadeiras. Apesar disso, lembre-se de tirar objetos pontiagudos e pesados de perto, pois o felino pode se estressar e acabar se machucando. Use brinquedos para distraí-lo durante o processo!

4. Prepare banheira com água morna para dar banho em gato

O ideal é usar água morna para não assustar o animal com água fria ou quente demais. Outra indicação é sempre optar pelo uso da banheira ou uma bacia, para que o gato se acostume com o banho. Faça o possível para economizar água e cuidar do pet de forma sustentável!

5. Limpe o gato na direção de crescimento dos pelos e depois seque bem

Esfregue os pelos do animal na direção de crescimento natural, começando do pescoço até o rabo e sem molhar o rosto. O enxágue é mais fácil assim. Use um pano úmido para limpar os olhos, orelhas e focinho do animal. Por fim, seque bem com uma toalha macia e aproveite o cheirinho do pet!

Por fim, ofereça um pouco de Ração para Gatos Adultos Qualitá como petisco para recompensar o gatinho! Bom trabalho!

Matérias: Pets

Ver mais