Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como dar banho em cachorro e com que frequência realizar a tarefa
Pet Care 17/04/2020

Como dar banho em cachorro e com que frequência realizar a tarefa

Você sabia que é possível dar banho no seu cachorro de forma simples, sem precisar sair de casa? Muitas pessoas gostam de recorrer ao pet shop – alternativa considerada mais prática, no entanto pouco econômica. A boa notícia é que, com os produtos certos (e um pouco de disposição), você mesmo pode cuidar da higiene do seu animal. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como dar banho em cachorro e higienizar as orelhas e patinhas de forma segura, usando os produtos certos. Confira!

É necessário usar shampoos específicos e produtos para pet?

Engana-se quem pensa que é possível dar banho em cachorro apenas com shampoo para pet. Muitos veterinários, de fato, recomendam o uso de produtos específicos para animais – principalmente quando o bicho tem alguma alergia ou problema de pele. Mas, para quebrar o galho no dia a dia, você pode sim recorrer a outros produtos na hora do banho. O clássico sabão de coco, por exemplo, funciona como ótimo aliado – ajuda a lavar bem os pelos e é neutro para a pele do bicho (ou seja, não causa alergias).

Lembre-se de escovar os pelos do bicho com bastante frequência

A principal dica para manter o cachorro limpo e com o pelo sempre bonito é realizar uma rotina frequente de escovação. Caso a pelagem do seu pet seja muito grossa, por exemplo, comece escovando no sentido contrário dos pelos (para remover os soltos) e depois escove no sentido certo. O ideal é que você escove o bicho todos os dias ou, no mínimo, uma vez por semana.

Como dar banho no cachorro?

Dar banho no pet é uma tarefa bem simples e, muitas vezes, até mesmo divertida. A nossa dica é procurar fazer isso sempre no final da manhã ou início da tarde, que são períodos mais quentes do dia. Para não prejudicar a pele do bicho, é importante usar água morna ou fria (nunca quente) e também lembrar de proteger as orelhas e os olhos durante o banho (use dois pedaços de algodão para tampar os ouvidos do animal). Confira o nosso passo a passo:

1. Comece molhando o cachorro com água gelada ou morna. Você pode fazer isso no quintal de casa (com uma mangueira) ou até mesmo no tanque ou box do banheiro – depende do porte do seu cachorro;

2. Com o sabão de coco, esfregue bem o dorso, a barriga, as axilas, as patinhas (inclusive a região entre os dedos), as partes íntimas e tome muito cuidado com o rosto do bicho. O ideal é que você passe sabão apenas nas bochechas (nunca muito perto dos olhos) e use um pano úmida para esfregar as partes mais sensíveis do rosto;

3. Em seguida, use a escova para esfregar melhor os pelos e enxágue bem até que o sabão saia completamente. Para eliminar bem as sujeiras, você pode passar sabão mais uma vez e enxaguar novamente;

4. Após lavar o pet com sabão de coco, uma boa dica é usar um shampoo específico para cachorro. Esse produto ajuda a ajustar o pH da pele do bicho (evitando possíveis infecções), deixa o pelo mais macio, além de ser mais cheiroso. Basta esfregar bem o shampoo e depois enxaguar;

5. Para finalizar, você deve usar uma toalha para secar bem o cachorro e, se possível, ainda recorrer ao secador de cabelo (usando vento frio, de preferência) para tirar toda a umidade da pele do bicho. O mais importante é secar as regiões que não ficam expostas ao sol – como as patinhas e axilas.

Obs.: O ideal é dar banho no cachorro a cada 15 ou 30 dias, ok? Banhos muito frequentes fazem com que o bicho perca sua proteção natural (oleosidade da pele) e fique mais vulnerável a doenças com o passar do tempo.

Limpe os ouvidos com algodão ou gaze com soro fisiológico

Depois de dar um banho caprichado no cachorro, a nossa dica é fazer uma boa higiene dos ouvidos. Para isso, use um pedaço de algodão (ou gaze) umedecido na água ou com um pouco de soro fisiológico e esfregue bem toda a parte de dentro das orelhas. O ideal é realizar essa limpeza uma vez por semana ou a cada 10 dias – assim, fica mais fácil evitar infecções ou acúmulos de sujeiras.