Alimentação

Como curar ressaca? Comidas e bebidas para ajudar a passar a bebedeira de fim de ano

Água de coco ajuda a curar a ressaca por ser fonte de vitaminas e minerais
Água de coco ajuda a curar a ressaca por ser fonte de vitaminas e minerais

Durante as festas de fim de ano é comum dar uma exagerada na bebida, né? Tem champanhe para brindar, vinho para acompanhar a ceia e, quando você percebe, já bebeu mais do que deveria! Para que você não corra o risco de sofrer com ressaca no dia seguinte da festa - e continue em clima de celebração -, nós separamos comidas e bebidas que ajudam a tratar o efeito da bebedeira. Confira!

Iogurte ajuda a amenizar os efeitos do álcool no estômago

Além de leve, saboroso e nutritivo, o iogurte ajuda a amenizar os efeitos do álcool no estômago, amenizando possíveis sintomas de gastrite e enjoos causados pela bebedeira. Além disso, ele é fonte de cálcio e vitaminas indispensáveis, repondo nutrientes importantes ao organismo. Que tal tomar um iogurte com granola no café da manhã? Com certeza vai fazer um bem danado!

Leite é fonte de cisteína, aminoácido que protege o fígado contra o álcool

O leite é uma das bebidas mais indicadas para curar ressaca, sabia? Ele é fonte de cálcio, acalma o estômago e ajuda a amenizar o mal-estar causado pela bebedeira. Além disso, ele é fonte de cisteína, um aminoácido que digere o acetaldeído (líquido tóxico resultante do metabolismo do álcool), atua como antioxidante e protege o fígado contra a bebida alcoólica. Vale lembrar que o iogurte - por ser fabricado a partir do leite - tem as mesmas propriedades!

Suco de melancia com gengibre é hidratante, detox e rico em propriedades anti-inflamatórias

Que tal uma bebida detox e hidratante para amenizar os sintomas da ressaca? O suco de melancia com gengibre é refrescante, fonte de vitaminas, minerais e ajuda a amenizar a sensação de mal-estar. O gengibre, em especial, tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ajudando a tratar possíveis problemas no estômago.

Banana ajuda a devolver o potássio ao corpo

Comer banana pela manhã também é uma boa sugestão para tratar ressaca. Essa fruta é fonte de potássio - mineral que costuma ser eliminado durante a bebedeira. Então, para a recuperação total do corpo, é importante que você coma alimentos ricos nesse mineral.

Outros alimentos ricos em potássio: batata doce, abacate, espinafre, beterraba e molho de tomate.

Atum ajuda na eliminação de toxinas

Muita gente nem imagina, mas o atum também ajuda muito na recuperação do corpo pós bebedeira. Esse peixe é fonte de potássio, ômega 3 e ainda funciona como vasodilatador - ou seja, auxilia na circulação de oxigênio pelo corpo e na eliminação de toxinas. Esse alimento, inclusive, é um dos mais indicados para a recuperação da ressaca!

Sucos com água de coco funcionam como detox

Quando se trata de hidratar o corpo, a água de coco é considerada imbatível. Fonte de vitaminas e minerais importantes, essa bebida ajuda a repor os nutrientes ao corpo. Além disso, ameniza a sensação de enjoo e mantém o organismo hidratado e bem nutrido. Uma boa dica é fazer sucos usando água de coco - você pode usar melancia, limão e outras frutas nutritivas.

Sopa de tomate, cebola, pimentão e cheiro-verde é bem leve e ajuda a eliminar as toxinas do corpo

Para não sobrecarregar o organismo, o ideal é também apostar no consumo de sopas leves. A de tomate, cebola, pimentão e cheiro-verde, por exemplo, é considerada uma das melhores para tratar ressaca. O tomate, por exemplo, ajuda a eliminar as toxinas do corpo e contribui para a digestão do álcool. Que tal preparar essa sopinha para garantir um almoço mais leve?

Ovos reabastecem o corpo com vitamina B e ajudam a combater os efeitos do álcool

Comer ovo cozido também é uma alternativa para tratar ressaca! Esse alimento ajuda a reabastecer o corpo com vitaminas do complexo B e também é fonte de cisteína (aminoácido que ajuda a proteger o fígado contra o álcool). Uma maravilha, né?

Bônus: beba muita água antes de dormir e aposte em alimentos mais leves

A melhor dica para quem não quer sentir os sintomas da bebedeira no dia seguinte é beber MUITA água antes de dormir. Assim, você já previne a desidratação causada pelo álcool, evitando a ressaca. Além disso, a nossa dica é evitar comidas gordurosas e dar preferência a alimentos mais leves - sopinhas ou biscoitos de água e sal, que são de fácil digestão. Assim não tem erro!

Matérias: Alimentação

Ver mais