Economia do lar

Como cozinhar ovo: 4 dicas para não errar o ponto

Tem como cozinhar ovo com gema mole, cremosa ou dura programando o tempo correto e interrompendo o cozimento em seguida
Tem como cozinhar ovo com gema mole, cremosa ou dura programando o tempo correto e interrompendo o cozimento em seguida

Você já se perguntou se tem como cozinhar ovo sem usar necessariamente água fervente? Embora esse alimento seja bem fácil de preparar, ele precisa ser cozido com bastante cuidado para que fique no ponto certo - seja com gema mole, dura ou cremosa. Para te ajudar a chegar na consistência ideal do ovo (sem deixá-lo muito cru ou queimado) nós separamos dicas bem simples de seguir na cozinha. Dá uma olhada!

1. Aprenda como cozinhar ovo no micro-ondas sem deixar queimar

Em vez de cozinhar o ovo da forma mais tradicional (em uma panela com água), que tal recorrer ao micro-ondas para otimizar tempo? Ao utilizar esse truque, é muito importante tomar cuidado para não programar tempo demais e acabar queimando o ovo no fim das contas.

Primeiro, você deve definir como deseja cozinhar o ovo: com a casca ou já sem a casca, adicionando temperos. Assim, é possível fazer até mesmo uma receita bem saborosa de ovos mexidos.

Como cozinhar um ovo com casca

1. Escolha um ovo bem firme, sem nenhuma rachadura, e o coloque em uma tigela funda. Cubra-o completamente com água, adicione 1 colher de sopa de vinagre e uma pitada de sal.

2. Tampe a tigela com um papel toalha e leve para cozinhar no micro-ondas por 4 minutos. O vinagre ajuda a amolecer a casca no processo, impedindo-a de quebrar.

3. Passado o tempo de cozimento, tire o ovo do micro-ondas, deixe um pouco na água corrente para esfriar, descasque e tempere com um pouco de sal antes de comer.

Faça um ovo mexido com temperos

1. Passe um pouco de azeite no fundo de um recipiente de cerâmica e, em seguida, quebre o ovo dentro.

2. Adicione 1 colher de sopa de leite ou creme de leite para que o resultado fique mais cremoso. Bata tudo com a ajuda de um garfo.

3. Tampe o recipiente com um prato ou uma folha de papel toalha e leve para o micro-ondas por 1 minuto.

4. Passado esse tempo, tire o ovo do micro-ondas, adicione sal, pimenta-do-reino, cebolinha, queijo e outros ingredientes que desejar. Misture e leve novamente para esquentar por 45 segundos.

5. Caso o ovo não fique bem cozido, leve ao micro-ondas de 15 em 15 segundos até atingir o ponto que você deseja. Fica uma delícia!

2. Defina o ponto da gema que você deseja

Ao cozinhar o ovo em uma panela com água fica bem fácil definir o ponto exato que você deseja. Afinal, a água fervente realiza um cozimento bem homogêneo e, assim, você pode escolher se quer um ovo com gema mole, dura ou cremosa. É só seguir as nossas recomendações:

Como cozinhar ovo com gema mole

Para que a clara do ovo fique cozida com uma consistência macia e a gema fique amolecida, você deve deixar o ovo na água fervente por entre 5 e 6 minutos. Comece a marcar apenas quando a água começar a borbulhar, ok? Essa receita é ótima para comer com pães e torradas no lanche ou café da manhã.

Faça ovo com gema cremosa para comer com salada

Se você quer que a clara fique bem cozida e a gema em uma consistência cremosa, é necessário deixar o ovo na água fervente por 7 minutos. Apenas lembre-se de começar a marcar o tempo apenas quando a água começar a ferver.

Como fazer ovo com gema dura

Caso você queira que o ovo fique bem durinho (tanto a clara quanto a gema), deixe-o cozinhar na água fervente por entre 10 e 11 minutos. Comece a marcar o tempo apenas quando a água começar a borbulhar e, depois, coloque o ovo debaixo da água corrente para interromper o cozimento imediatamente.

3. Saiba como cozinhar ovo de codorna no ponto certo

Os ovos de codorna cozidos são ótimos para incrementar saladas, mix de legumes e ainda funcionam como aperitivos deliciosos. Mas, por serem menores que os ovos de galinha, eles precisam ser cozidos por menos tempo, com uma maior atenção. Siga o nosso passo a passo:

1. Coloque os ovos de codorna dentro de uma panela e preencha com água. Aqui, é importante que todos os ovos fiquem totalmente cobertos.

2. Deixe a panela no fogo alto e, quando começar a ferver, diminua o fogo e marque 5 minutos.

3. Passado esse tempo, escorra os ovos e os transfira para um recipiente com água gelada. Espere um pouco antes de descascar e prontinho!

4. Interrompa o tempo de cozimento do ovo com água gelada

Uma dica fundamental para não errar o ponto do ovo é usar o truque da água gelada para interromper o cozimento. Após deixar o alimento cozinhar pelo tempo determinado, o ideal é que você o transfira imediatamente para uma bacia com água gelada.

Espere pelo menos uns 30 minutos para descascar, ok? Além de interromper o cozimento do ovo - para que ele não passe do ponto e fique muito duro, por exemplo -, a água gelada também deixa a casca mais fácil de remover.

Matérias: Economia do lar

Ver mais