Alimentação

Como cozinhar milho na panela de pressão e no micro-ondas

Você pode preparar o milho na panela de pressão ou no micro-ondas e, depois, incrementar com manteiga e sal
Você pode preparar o milho na panela de pressão ou no micro-ondas e, depois, incrementar com manteiga e sal

Tem coisa melhor que comer milho cozido quentinho servido na espiga e incrementado com manteiga? Tradicional da Festa de São João, essa comida é bem nutritiva, simples de preparar (é só cozinhar, acrescentar sal e temperos) e também pode funcionar como ótimo lanche no dia a dia. Para que você se anime a incluir esse alimento no cardápio diário, nós separamos dica de como cozinhar milho na panela de pressão ou no micro-ondas em poucos minutos e sem cometer erros. Confira!

Como cozinhar milho de forma rápida?

Existem ótimas alternativas para preparar milho cozido no dia a dia, sabia? A forma mais comum é recorrer à panela de pressão, que permite um cozimento mais rápido, em maior quantidade e deixa os grãos de milho bem macios. O que muita gente não sabe, no entanto, é que também é possível cozinhar as espigas de milho direto no micro-ondas - basta usar plástico filme e seguir alguns truques. E, para que o resultado fique bem saboroso, uma dica importante é escolher espigas de milho com grãos bem uniformes e de cor amarelo claro (o que significa que o alimento está mais fresco). Confira o nosso passo a passo de preparo:

Milho na panela de pressão

Para fazer uma quantidade maior de milho cozido e de forma mais rápida, a nossa dica é dar preferência ao cozimento na panela de pressão. A boa notícia é que esse método é bem simples e não demanda muito trabalho.

Você vai precisar de: 5 espigas de milho lavadas, 1 colher de chá de sal, água suficiente para cobrir as espigas.

Para começar, você deve lavar bem as espigas na água corrente e tirar os cabelinhos com a ajuda de uma escova. Depois de limpar, você já pode partir para o cozimento! Corte as espigas pela metade, despeje-as na panela de pressão, cubra tudo com água e acrescente o sal. Feche a panela, leve para o fogo médio e, quando começar a chiar, espere mais 12 minutos. Depois é só escorrer a água da panela e servir o milho cozido da forma que preferir!

Milho no micro-ondas

Que tal preparar milho cozido no micro-ondas usando apenas plástico filme? Esse truque é ótimo para quem quer fazer um lanche simples de forma mais rápida - e o melhor é que fica bem parecido com o milho cozido de praia!

Você vai precisar de: 1 espiga de milho, plástico filme, sal a gosto.

Para começar, lave bem a espiga de milho e use uma escova para tirar os cabelinhos. Em seguida, seque bem com um papel toalha e, então, envolva a espiga no plástico filme, dando três voltas. Lembre-se de fazer um nozinho nas pontas (como se fosse um bombom) para fechar a espiga completamente. Depois, coloque o milho embrulhado em um prato e leve ao micro-ondas por 3 minutos. Por fim, é só tirar o plástico filme, tomando cuidado com o vapor, e temperar o milho a gosto. Prontinho!

Incremente o milho com manteiga e salsa

Depois de cozinhar o milho (seja na panela de pressão ou no micro-ondas), você só precisa temperar da forma que achar melhor. Uma ótima dica é passar um pouco de manteiga com salsinha enquanto o milho ainda estiver quente - assim, ela derrete e a espiga absorve melhor o sabor. Você também pode colocar um pouco mais de sal ou até mesmo pimenta-do-reino moída. Fica uma delícia!

Matérias: Alimentação

Ver mais