Economia do lar

Como cozinhar feijão: o guia definitivo

Como cozinhar feijão preto: você pode temperar a leguminosa com ervas frescas para complementar o sabor do preparo
Como cozinhar feijão preto: você pode temperar a leguminosa com ervas frescas para complementar o sabor do preparo

O guia definitivo de como cozinhar feijão está pronto para você não errar mais. A receita é uma das mais famosas e queridas Brasil afora e não sai da mesa dos brasileiros por nada. Pode até parecer complicado, mas fazer feijão não tem mistério. Com as dicas certas e boas indicações de tempero, tudo fica mais prático e gostoso. Vamos lá?

Como cozinhar feijão na panela de pressão: descubra como acertar no preparo

É o fim da dúvida de como cozinhar feijão preto. Acompanhe o passo a passo para acertar no cozimento da leguminosa e servir uma comida saborosa. E o mesmo serve para acertar no tempero e como cozinhar feijão fradinho, branco ou carioca e garantir o sabor do alimento, viu? Veja como é prático:

1. Comece com remolho dos grãos

O preparo começa com o remolho dos grãos para remover todas as toxinas presentes na leguminosa. Você pode deixar demolhar durante a noite, de 8 a 12 horas no total, para agilizar o preparo no dia seguinte. Passado o tempo, descarte a água e também os grãos que boiarem. Também dá para apostar em um remolho rápido. Então, inicie o cozimento.

2. Leve feijão ao fogo na panela de pressão

Comece adicionando o feijão à panela de pressão com 1 folha de louro. A cada 1 xícara de chá de feijão, adicione 4 xícaras de chá de água para o preparo. Tampe bem a panela, cheque o encaixe da válvula e deixe-a em fogo alto. Assim que pegar pressão, diminua a temperatura e conte aproximadamente 25 minutos. Aguarde a pressão sair naturalmente para temperar.

3. Aposte em bons temperos para caldo

Enquanto o feijão esfria, refogue 2 dentes de alho amassados e ½ cebola picada com azeite em uma frigideira. Em seguida, acrescente os condimentos à panela, tempere com sal a gosto (cuidado para não pesar a mão) e deixe ferver. Além dessas opções, é possível acrescentar pedaços de bacon ou linguiça, por exemplo, ou mesmo realizar o cozimento com pedaços de beterraba. Agora, é só servir.

Como cozinhar feijão rápido: use água quente para acelerar cozimento

Sempre dá para agilizar um pouco mais o dia na cozinha e com o preparo do feijão não seria diferente. Para ter os grãos devidamente cozidos em menos tempo, basta levar o feijão à panela de pressão com água quente para acelerar o cozimento da leguminosa ou apostar no uso da panela de pressão elétrica.

Assim que a panela pegar pegar pressão, diminua a temperatura e conte 15 minutos. Então, tire do fogo e deixe a pressão sair naturalmente e tempere a gosto. E não esqueça do remolho, que além de remover as toxinas do feijão, é indicado para amolecer os grãos e agilizar o preparo.

Como cozinhar feijão sem panela de pressão: acrescente água quente regularmente

Quem não gosta ou tem medo de usar panela de pressão pode ficar despreocupado porque também temos dicas para o preparo em panelas convencionais. Após demolhar os grãos durante a noite e descartar o líquido e os feijões ruins, leve a leguminosa a uma panela funda para cozinhar com 1 folha de louro.

A cada 1 xícara de chá de feijão, acrescente 8 xícaras de chá de água para cozinhar mais rápido. Deixe em fogo alto por aproximadamente 2 horas e tenha atenção: conforme a água secar, acrescente mais água quente para acelerar o cozimento. Por fim, tempere a gosto.

Matérias: Economia do lar

Ver mais